Adversário do Atlético na pré-Libertadores do ano que vem, o time peruano Sporting Cristal pode ser uma pedra no sapato, ou melhor, na chuteira do time paranaense na luta por uma vaga na fase de grupos do torneio continental. Tradicional equipe no Peru, o clube é o terceiro maior papa títulos do país, com 16 campeonatos nacionais.
Já quando o assunto é Libertadores da América, o Sporting é o representante peruano com o maior número de participações na competição, com 30, 26 a mais do que o Furacão, que vai para a sua quarta edição.
Embora não tenha levantado a taça nenhuma vez, o Sporting Cristal, um dos três representantes do Peru na competição em 2014, já foi vice-campeão do principal torneio das Américas. Na oportunidade, em 1997, perdeu o título para o Cruzeiro, de Dida, Wilson Gottardo e Palhinha, na finalíssima.
Coadjuvante
No entanto, dezesseis anos após o vice-campeonato, o panorama do futebol sul-americano mudou bastante. Embora ainda seja uma das potências em seu país, o clube chega como coadjuvante na Libertadores, que vem sendo dominada por brasileiros e argentinos na últimas décadas.
Ciente da dificuldade de enfrentar um clube do Brasil logo na pré-Libertadores, Carlos Lobaton, capitão do Sporting e irmão de Abel Lobaton, atacante peruano que atuou no Rubro-Negro nos anos 2000, apontou o Atlético como favorito para o duelo.
‘Qualquer equipe brasileira é perigosa, complicada e favorita. Sabe o que é disputar uma Libertadores. Será muito difícil, mas temos a intenção de avançar para a fase de grupos. Em Lima, temos que ganhar e com uma boa diferença. O ideal é fazermos um bom resultado aqui’, afirmou o jogador em entrevista ao jornal Libero.
Aposta
Após ficar de fora da final do Campeonato Peruano e encerrar o ano de forma frustrante, o Sporting aposta todas as suas fichas na Libertadores do ano que vem. Segundo a própria imprensa local, o clube peruano planeja montar um ‘timaço’ para a próxima temporada. O principal reforço para a competição deve ser o lateral-esquerdo Yoshimar Yotún, que defendeu o Vasco da Gama no Brasileirão deste ano.
Junto com ‘Yoshi’, como é conhecido em seu país, quem está muito perto de chegar ao time peruano é o lateral da seleção nacional Luís Advíncula. Contratado junto ao Hoffenheim, da Alemanha, pela Ponte Preta, a revelação do futebol peruano não teve muitas oportunidades na Macaca e deve retornar ao clube que defendeu de 2010 a 2012.
No ataque, o adversário atleticano conta com Irven Ávila, atacante peruano que marcou 18 gols no campeonato nacional, terceiro na lista de goleadores da competição. Seu companheiro de ataque, no entanto, segue indefinido. A esperança está nos pés do atacante argentino Leandro Leguizamón. Contratado em 2013 junto ao Tigre, da Argentina, o jogador não pode atuar com a camisa do Sporting por motivos contratuais e só deve estrear no time peruano em 2014.