A camisa 1 do Atlético pode mudar de dono nas próximas semanas. O presidente do Sport, Milton Bivar, deve chegar a Curitiba no início da próxima semana com uma proposta para levar o goleiro Cléber, titular do Furacão. E, por mais estranho que possa parecer, o Rubro-Negro estaria disposto a aceitar a oferta. Segundo o procurador de Cléber, Luiz Gustavo Manhanez, o presidente do conselho deliberativo do Atlético está apenas aguardando a proposta do Sport para liberar o goleiro. ?O Mário Celso Petraglia disse que, havendo uma proposta, ele empresta o atleta. Queremos ver se isso acontece mesmo.
O Cléber quer muito ir para o Sport?, declarou o empresário à imprensa de Recife.
Porém, Cléber diz que a história é diferente. ?A única coisa que eu sei é que a diretoria do Sport entrou em contato com meu procurador. Estão colocando palavras na minha boca. Quero deixar bem claro que estou feliz aqui e gostaria de ficar, para dar continuidade ao trabalho?, diz o jogador.
Cléber também desmente os boatos de que estaria insatisfeito com seu salário no Furacão, mas não descarta sua transferência para o rubro-negro pernambucano. ?Houve uma valorização salarial, tanto que no ano passado eu renovei meu contrato. Estou jogando e tenho o respeito dos meus companheiros. Mas se o presidente Petraglia achar que é o momento, eu vou ter que sair?, afirma.
O arqueiro atleticano não esconde seu descontentamento com a situação. ?Eu só queria ter certeza do que realmente está acontecendo, porque eu não sei de nada. Como sempre, o jogador é o último a saber?, lamenta. Cléber tem muito moral em Recife. Em 2005, defendendo o Santa Cruz, o goleiro virou ídolo da torcida e só não permaneceu no futebol pernambucano porque o Atlético dispensou Diego e precisa de um substituto. E é justamente a falta de um substituto à altura que pode emperrar a ida de Cléber para o Sport. Com o empréstimo de Tiago Cardoso para o Fortaleza, o Furacão conta com Vinícius e Guilherme, recém promovidos dos juniores e ainda sem muita experiência.
A solução pode ser o colombiano Julián Viáfara, que treina no CT do Caju desde o início do ano. Mas o jogador está envolvido em uma complicada disputa com o América de Cali. O Rubro-Negro está negociando com o clube da Colômbia, mas ainda não conseguiu um acordo e Viáfara segue sem condição de jogo.
Escalado
Por enquanto, a única certeza é que Cléber estará em campo amanhã, contra o Engenheiro Beltrão, na Baixada. O técnico Vadão já confirmou a mesma equipe que goleou o Coxim por 5 a 2, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.
Placa pro ?mala? na Baixada
O golaço de Denis Marques contra o Paraná, no Brasileirão do ano passado, vai ser imortalizado em uma placa na Baixada. A homenagem vai acontecer amanhã, antes do jogo contra o Engenheiro Beltrão.
No dia 28 de outubro de 2006, o Furacão vencia o Tricolor por 3 a 0, na Arena. Aos 29 minutos do segundo tempo, Denis recebeu a bola na entrada da área, passou por Neguete, deixou Gustavo e Edmílson fora do lance, deu um drible da vaca em Pierre e tocou na saída de Flávio, fechando a goleada rubro-negra.
A placa do gol de Denis ficará ao lado da lembrança de outra obra-prima atleticana, realizada, curiosamente, também contra o Paraná. O gol de Lucas, após passe de letra de Kelly, no dia 3 de junho de 2000, foi o primeiro a merecer uma placa na Arena. Na ocasião, o Furacão venceu por 3 a 1.
A homenagem parece ter deixado o ego de Denis Marques nas alturas. Após o treino de ontem, o atacante preferiu dar uma de estrela e se recusou a falar com a imprensa.
Americanos no CT do Caju
O FC Dallas, parceiro norte-americano do Atlético, chega na próxima terça-feira a Curitiba. O time dos EUA fará uma pré-temporada no CT do Caju, até o dia 9 de março. Mas o ponto alto da visita será no próximo dia 7, na Baixada, quando o Furacão enfrenta o Dallas em um amistoso.
Será a primeira partida do ?Desafio EUA-Brasil?, torneio que os clubes pretendem repetir todos os anos. No dia 31 de março, o Atlético vai à América do Norte para o segundo jogo, que será realizado no Pizza Hut Park, em Frisco, no Texas.
A parceria entre Atlético e FC Dallas foi fechada no final de 2006. No último mês, representantes atleticanos foram aos EUA para dar o pontapé inicial no projeto. O assessor de relações internacionais do Furacão, Pablo Miranda, participou do Congresso Anual da Associação Norte-Americana de Treinadores Profissionais (NSCAA), em Indianápolis. Depois, conheceu as instalações do clube em Frisco, ao lado do assessor científico Oscar Erichsen.