Com gols de Luciano e Carlinhos Bala, o Sport bateu o Corinthians por 2 a 0, na Ilha do Retiro, e ficou com o tíitulo da Copa do Brasil. Com a heróica conquista em cima do Corinthians, o Sport fez história e se tornou o primeiro clube nordestino a vencer a Copa do Brasil – dezenove anos depois de ser o primeiro vice-campeão da história da competição.
Criada em 1989, a primeira Copa do Brasil teve apenas 32 times, e o Sport chegou à final depois de eliminar Fortaleza, Guarani, Vitória e Goiás, sempre em duelos equilibrados e decididos, como a decisão deste ano, na Ilha do Retiro. Só na final o Sport fez o primeiro jogo em casa: empate por 0 a 0 com o Grêmio.
No jogo de volta, no Olímpico, o Grêmio venceu por 2 a 1, com gols de Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, e Cuca, hoje técnico do Santos – o Sport descontou com um gol contra do goleiro Mazaropi. Depois disso, só um time nordestino chegou à final: o Ceará, derrotado pelo mesmo Grêmio na decisão de 1994.
Com o título, o Sport disputará pela segunda vez a Libertadores e quebrará um jejum de 20 anos sem a presença de times do Nordeste na competição – o último foi o Bahia, em 1989. Em sua primeira participação no torneio, em 1988, indicado pela CBF como campeão brasileiro do ano anterior, o time caiu na primeira fase, com duas vitórias, um empate e três derrotas.
CAMPEÃO – O Sport tem um elenco cheio de veteranos, mas apenas um dos jogadores já havia conquistado a Copa do Brasil – e ele nem está mais no grupo: é o meia Romerito, que já voltou para o Goiás, embora tenha estado na Ilha do Retiro nesta quarta-feira para comemorar com seus ex-companheiros. Em 2004, ele era um destaques no time do Santo André que surpreendeu o País ao ganhar o título com uma vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, em pleno Maracanã.