Cléber, Luizinho Netto, Igor, Durval, Jadílson… Não é a escalação do Atlético para algum jogo há dois ou três anos. Eles estão todos no elenco do Sport, que decide hoje à noite, contra o Corinthians, o título da Copa do Brasil.
Luizinho Netto, que ganhou a fama de carrasco do Coritiba quando defendeu o Furacão, é o titular absoluto da lateral-direita e um dos principais jogadores do Leão. De seus pés, em cobranças de falta, cruzamentos, passes ou finalizações, saem a maioria dos gols da equipe pernambucana.
Igor e Durval formam uma dupla de zaga que daria pesadelos à torcida atleticana há alguns anos. Mas na Ilha do Retiro eles são sinônimos de tranqüilidade e confiança para a galera.
Durval tem grande parte do crédito pela classificação do clube à decisão da Copa do Brasil. Nas semifinais, contra o Vasco, o zagueirão mandou duas bolas para a rede, no Rio e no Recife. Recentemente, foi eleito para compor a seleção de todos os tempos do Sport.
Igor não tem a mesma estrela e nem tanto reconhecimento, mas desde que deixou a Baixada e desembarcou na Ilha, em 2007, tomou para si a camisa 3. E não é contestado por ninguém.
O goleiro Cléber e o atacante Jadílson não são titulares e aparecem como opções para o técnico Nelsinho Baptista. Treinador que, aliás, também teve uma passagem pelo Furacão, onde foi campeão paranaense, em 1988.
Torcida
Hoje, a numerosa ?comunidade atleticana? da Ilha do Retiro espera contar com o apoio dos rubro-negros do Paraná. ?Encontrar tantos jogadores que passaram aí, por Curitiba, ajudou na minha adaptação. Tomara que a torcida do Atlético torça por nós?, espera Igor.
O desejo do zagueiro se tornará realidade. Na sede da torcida Os Fanáticos, além da tradicional antipatia pelos clubes paulistas, uma antiga parceria com a Gang da Ilha, principal organizada do Sport, fará a galera da Caveira torcer pelo time de Recife.
O gol do título, porém, pode sair de antigas chuteiras coxas-brancas. O lateral-esquerdo Dutra e o atacante Enílton, que já defenderam o Coritiba, também vestirão a camisa vermelha e preta do Leão.
Inédito
O Sport busca seu 1.º título da Copa do Brasil. Conquista que esteve perto em 1989, na 1.ª edição do torneio, quando foi derrotado pelo Grêmio, na decisão. Se vier, o troféu garantirá o retorno do clube à Libertadores, após 21 anos. A única participação do time pernambucano na competição aconteceu em 1988.