Rio de Janeiro – O sorteio das chaves do 15.º Campeonato Mundial de Basquete feminino, que será disputado em São Paulo, será realizado hoje, às 14h, no Hotel Sofitel, em São Paulo. O sorteio vai determinar os quatro grupos de quatro seleções e a tabela da primeira fase.
O mundial será disputado nos ginásios do Ibirapuera e de Barueri, entre os dias 12 e 23 de setembro, pelas 16 melhores equipes do mundo. A seleção brasileira é a única que conquistou o título (Austrália-1994), além dos Estados Unidos (sete vezes) e da União Soviética (seis).
?O sorteio é um sistema no qual não podemos escolher nossos adversários. Por isso, estamos tranqüilos. Se tivermos que jogar contra a Austrália na primeira fase, então vamos jogar. Se tivermos que enfrentar a Coréia, então vamos enfrentá-la com o mesmo objetivo. Ou seja, na primeira ou na segunda fase, vamos enfrentar uma equipe forte?, disse o técnico Antônio Carlos Barbosa.
Para a pivô Alessandra, numa competição do nível do mundial não dá para escolher adversários. ?Durante a minha carreira, aprendi que devemos respeitar todos os adversários. Será uma competição muito difícil, pois todos vão querer ganhar da gente. Vamos nos preparar muito bem para esse desafio?, opinou.
Única jogadora da atual seleção que estava presente na conquista do mundial de 1994, ao lado de Magic Paula e da rainha Hortência, a ala Janeth não se importa se o Brasil ficar num grupo difícil na primeira fase.
?Pessoalmente, eu prefiro jogar contra os times mais fortes logo na fase de classificação e evitá-los nas rodadas seguintes. Mas, como todas as seleções, precisamos estar prontas para enfrentar qualquer adversário. Acredito que temos grandes chances de chegar às finais?, afirmou Janeth.
Keltek vence e segue líder
Duas partidas foram realizadas domingo, pelo campeonato masculino da Nossa Liga de Basquete. Em São José dos Pinhais, em partida muito equilibrada o Corinthians de Santa Cruz do Sul exigiu muito do time local o Keltek/Petrocrystal, que venceu por 111 a 108, para delírio da sua torcida, que compareceu em bom número ao ginásio Ney Braga. Jefferson Teixeira da Keltek foi o destaque anotando 34 pontos decisivos para a vitória de sua equipe.
No litoral paulista, a equipe do AD Guarujá sobrepujou o Maringá Basket por 82 a 74, em jogo que agradou o bom público presente. A equipe de Maringá, apesar de contar com o cestinha do jogo Jamilson Silva com 24 pontos, não conseguiu um bom aproveitamento nas bolas do perímetro, enquanto os comandados de Savério Teófilo souberam administrar bem sempre uma boa vantagem no marcador durante todo o jogo.