Walter Alves/Arquivo
Héber comanda o 1.º clássico.

Para um Atletiba decisivo, nada mais lógico que sejam indicados os dois principais árbitros do Estado. E na ?bolinha? deu Héber Roberto Lopes, que ?superou? o colega de Fifa Evandro Rogério Roman e apita o primeiro clássico da final do Estadual, domingo, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

Héber será auxiliado por Gilson Bento Coutinho e Aparecido Donizetti Santana. Dois árbitros foram indicados como reservas: Antonio Valdir dos Santos e Maurício Batista dos Santos.

O Atlético chegou a pedir árbitros de outro Estado, mas o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol, Afonso Vítor de Oliveira, disse que não recebeu qualquer comunicado oficial. E mesmo que viesse, o ofício seria ignorado, segundo Afonso. ?Temos a felicidade de contar com os dois melhores árbitros do Brasil, procurados por outras federações. Não faz sentido deixá-los de fora na hora do filé mignon. Nem de longe cogitaria (pedir árbitros de fora)?, disse o chefe do apito, afirmando que as federações de Goiás, Ceará e Rio Grande do Norte pediram a liberação de Héber ou Evandro para partidas decisivas dos estaduais.

Após a indicação, Héber disse compreender a preferência do Atlético pelos ?estrangeiros?. ?O clube tem todo o direito de pedir quem quiser. Sou experiente o suficiente para não me abalar com isso?, disse o árbitro, que afirma já estar em concentração para a final.

continua após a publicidade

Afonso ainda não definiu quem vai para o sorteio do segundo Atletiba, mas não descartou que o próprio Héber volte a apitar.