A Eurocopa de 2020 terá um “grupo da morte”. O sorteio das chaves, realizado neste sábado, em Bucareste (Romênia), colocou França, Portugal e Alemanha juntos em um dos grupos da competição, que será disputada entre os dias 12 de junho e 12 de julho do ano que vem e vai inaugurar o formato de múltiplas sedes – serão 12 no total. O duelo de abertura será Itália x Turquia, em Roma.

continua após a publicidade

Poucas vezes a Eurocopa (ou mesmo a Copa do Mundo) teve uma chave tão forte quanto o Grupo F da próxima edição do torneio continental. Afinal de contas, o sorteio deixou juntos os dois últimos campeões mundiais (Alemanha e França) e o atual campeão europeu (Portugal). E os alemães levarão uma vantagem importante sobre os rivais: como Munique é uma das sedes do grupo (a outra é Budapeste), eles vão jogar em casa contra franceses e portugueses, além do outro jogo, contra uma equipe saída da repescagem.

O técnico da seleção de Portugal, Fernando Santos, já começou o jogo psicológico do grupo ao classificar seu time como azarão. “A Alemanha é uma equipe em transformação, mas é sempre a Alemanha. Seus jogadores estão nos melhores clubes europeus e a equipe nunca pode estar fora dos favoritos. A França também. Creio que os favoritos são eles.”

Felizmente para os torcedores de Alemanha, França e Portugal, o formato da Eurocopa permite que os três times avancem para o mata-mata. Disputado por 24 equipes, o torneio tem seis grupos e, além dos dois primeiros colocados de cada chave, os quatro melhores terceiros colocados também irão às oitavas de final.

continua após a publicidade

Outro confronto saboroso proporcionado pelo sorteio deste sábado é o que vai colocar frente a frente Inglaterra e Croácia. Será uma repetição da semifinal da Copa do Mundo da Rússia, em que os croatas venceram os ingleses por 2 a 1, na prorrogação, para chegar à final do Mundial pela primeira vez. O jogo será disputado em Londres, uma das 12 sedes. “Nós todos conhecemos a qualidade dos meio-campistas da Croácia. Será um confronto de primeira linha”, disse o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate.

O sorteio também indicou que as oitavas de final devem ter um confronto bem interessante, pois o primeiro colocado do Grupo D, de Inglaterra e Croácia, terá pela frente o segundo colocado do F, de Alemanha, França e Portugal.

continua após a publicidade

Por causa do formato com muitas sedes – e também de restrições políticas, como a impossibilidade de Rússia e Ucrânia caírem na mesma chave -, o sorteio da Eurocopa foi um tanto exótico, pois algumas seleções já tinham suas posições definidas. A Bélgica, por exemplo, já sabia que enfrentaria Rússia e Dinamarca, o que irritou bastante os belgas, que jogarão essas duas partidas em território inimigo (São Petersburgo e Copenhague, respectivamente).

Além disso, quatro participantes da Eurocopa só serão conhecidos em março, quando será disputada a repescagem. Os 16 times envolvidos nessa disputa foram divididos em quatro grupos, no sistema mata-mata, e os vencedores das chaves vão se classificar para a competição continental.

Marcada para 12 cidades de países diferentes, a Eurocopa terá suas semifinais e a decisão sendo disputadas no Estádio de Wembley. Confira os grupos da edição de 2020 do torneio:

GRUPO A (sedes: Roma e Baku)
Itália
Suíça
Turquia
País de Gales

GRUPO B (sedes: São Petersburgo e Copenhague)
Bélgica
Rússia
Dinamarca
Finlândia

GRUPO C (sedes: Amsterdã e Bucareste)
Holanda
Ucrânia
Áustria
Vencedor do Grupo D da repescagem (Geórgia, Macedônia do Norte, Kosovo ou Bielo-Rússia)

GRUPO D (sedes: Londres e Glasgow)
Inglaterra
Croácia
República Checa
Vencedor do Grupo C da repescagem (Escócia, Noruega, Sérvia ou Israel)

GRUPO E (sedes: Bilbao e Dublin)
Espanha
Polônia
Suécia
Vencedor do Grupo B da repescagem (Bósnia-Herzegovina, Eslováquia, Irlanda ou Irlanda do Norte)

GRUPO F (sedes: Munique e Budapeste)
Alemanha
França
Portugal
Vencedor do Grupo A da repescagem (Islândia, Bulgária, Hungria ou Romênia)