Londrina – O título da 1.ª Volta Ciclística Internacional do Paraná foi para São José dos Campos, em São Paulo. O ciclista catarinense Soelito Gohr, da equipe Scott/Fadenp, foi o grande campeão da competição, válida pelo ranking da União Internacional de Ciclismo (UCI). Ele totalizou o tempo de 12h55min28seg nos cinco dias de competição, seguido do paranaense José Aparecido dos Santos, da Extra Caloi/Suzano (SP), 12h56min16seg, e do uruguaio Miguel Sattler Direna, do Clube Fênix, 12h56min17seg. O time de São José dos Campos também foi o melhor na disputa entre equipes.
Com esse resultado, Soelito, que representou o país nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana, no ano passado, somou 25 pontos no ranking, assumindo a liderança nacional na disputa por uma vaga em Atenas. O título de Meta Volante ficou com Renato Ruiz, Extra Caloi.
Um grande público aproveitou o calor da tarde de sábado em Londrina para prestigiar esta etapa final da Volta Ciclística do Paraná, que desde a última terça-feira reuniu os principais nomes do ciclismo sul-americano em Londrina. A prova foi equilibrada, com alternância nas fugas.
Com a boa vantagem obtida até a terceira etapa, Soelito não precisou nem mesmo vencer o circuito final disputado no sábado, em Londrina, no qual acabou caindo e terminando em 29.º lugar após os 44 km. Roberson Figueiredo Silva, o Robinho, da DataRo/Adblu, foi o vencedor com o tempo de 56min45seg. Pedro Elivelton, da São Lucas/Mônaco/Sap/Americana ficou em segundo, enquanto Antônio Nascimento, o Tonho, da Memorial/Santos, campeão da Volta do Estado de São Paulo, foi o terceiro.
“Foi muito bom, pois desde o início brigamos por este primeiro lugar. No circuito final, com a equipe trabalhando bastante para manter o pelotão compacto, atingimos o nosso objetivo. Este título, aliás, é de toda a equipe que soube trabalhar com perfeição”, disse Soelito, que pretende manter o ritmo nas duas próximas disputas, a Volta do Rio Grande do Sul, a partir do dia 24 deste mês, e a Volta do Rio, a partir de 13 de abril.
A 1.ª Volta Ciclística Internacional do Paraná é válida pelo ranking da União Ciclística Internacional (UCI), que vai definir os países participantes dos Jogos Olímpicos de Atenas. O evento tem organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio de Extra Hipermercados e apoio da Fiat e Prefeitura de Londrina.