O sueco Robin Soderling venceu o espanhol Rafael Nadal por 2 sets a 0, com duplo 6/4, nesta segunda-feira, em Londres, na sua estreia no ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas da temporada e antes era chamado de Masters Cup.

continua após a publicidade

Foi a segunda derrota seguida imposta por Soderling ao atual segundo colocado do ranking mundial, que havia sido superado pelo adversário na última edição de Roland Garros. Com o resultado, o sueco também diminuiu para 3 a 2 a vantagem do rival no retrospecto geral do confronto entre os dois.

Soderling, que só entrou na competição por causa da desistência do norte-americano Andy Roddick, lesionado, abriu com vitória o Grupo B da competição, que terá sua primeira rodada completada nesta segunda-feira após o confronto entre o sérvio Novak Djokovic e o russo Nicolay Davydenko, que começará às 18h45 (de Brasília).

Fechada a primeira rodada, os tenistas do Grupo B só voltarão a jogar na quarta-feira, um dia depois da segunda rodada do Grupo A, que nesta terça-feira terá o duelo entre o argentino Juan Martín del Potro e o espanhol Fernando Verdasco, que perderam em suas estreias, e o confronto entre o suíço Roger Federer e o britânico Andy Murray.

continua após a publicidade

Na partida desta segunda-feira, Soderling quebrou o saque do rival logo no primeiro game e depois Nadal conseguiu devolver a quebra. Porém, no décimo game, o sueco fechou o primeiro set em 6/4 ao voltar a ganhar no serviço do espanhol.

Já no segundo set, também marcado pelo equilíbrio, logo no início Soderling e Nadal tiveram os seus saques quebrados. E foi, justamente em mais uma vitória sem o serviço na mão, no décimo game, que o sueco liquidou a partida. Nadal chegou a salvar um match point e vibrou muito com o fato, mas depois não conseguiu evitar a derrota.

continua após a publicidade

Os dois mais bem colocados de cada chave do ATP Finals avançam à semifinal da competição, que fecha a temporada de 2009 do tênis masculino mundial.