Robin Soderling tinha tudo para fazer a festa da torcida sueca neste domingo, na final do Torneio de Bastad. O tenista local, que vive sua melhor fase no circuito, estava embalado na temporada e disputaria uma decisão no saibro, seu piso favorito, diante de seus compatriotas. Contudo, o número cinco do mundo decepcionou e perdeu do espanhol Nicolas Almagro por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 6/2.

continua após a publicidade

Vice-campeão em Roland Garros, Soderling repetiu os dois últimos jogos e começou em desvantagem no placar. Fez um primeiro set muito equilibrado com o rival, mas vacilou no fim e cedeu uma quebra de saque. Depois do revés, o sueco se recuperou na segunda parcial e empatou o duelo.

Mas Almagro não deixou o tenista local crescer no jogo e tratou de se impor novamente no último set. O espanhol melhorou seu aproveitamento no saque e não teve o fundamento ameaçado. Já Soderling oscilou muito e perdeu o serviço por duas vezes, assegurando a vitória do rival, após quase 2 horas de confronto.

Com a vitória, Almagro, atual número 20 do mundo, chegou ao seu primeiro título neste ano e ao sexto no circuito profissional. Soderling, por sua vez, perdeu a chance de faturar a segunda conquista do ano – em fevereiro, venceu o Torneio de Roterdã. Depois, foi vice em Roland Garros e Barcelona.

continua após a publicidade