Ribeirão Preto – O ex-jogador Sócrates deu boas gargalhadas ontem. A notícia surgida em jornais britânicos de que voltaria a jogar, aos 50 anos, em novembro, por um time amador do interior da Inglaterra (o Garftorth Town), o fez rir. Sócrates vai, sim, à Inglaterra, mas apenas para visitar escolinhas de futebol de um empresário que nem sequer sabe o nome. O contato com o empresário foi feito pelo jornalista Alex Belos, que escreveu um livro sobre o futebol brasileiro, que teve prefácio de Sócrates.
“Fui convidado para visitar as escolinhas, em vários lugares, e me disseram que tinha um time amador, pelo qual devo fazer uma exibição”, comentou ele. Bem-humorado, após uma hora de gravação do programa “Papo com o Doutor”, que é transmitido pela TV Thathi, em Ribeirão Preto, Sócrates afirmou que vai apenas passear na Europa.
A viagem começa no dia 19 e termina, no máximo, no dia 29, quando ele tem uma prova do curso de francês. “Vou conhecer as escolinhas, trocas de experiência, conhecer gente nova, ver cidades bonitas e aprender muita coisa”, disse ele. Sobre a exibição, nem arrisca quantos minutos jogará: “Jogo até agüentar”.
Um dos amigos do ex-jogador, Edwaldo Arantes, brincou com ele: “No jogo do cinqüentenário dele, em fevereiro, ele agüentou só cinco minutos”. E acrescentou: “Em jogo de xadrez, se o cavalo cansar, o Sócrates substitui a peça”. Sócrates nem conhece o roteiro que fará na Inglaterra. Sabe que o empresário tem escolinhas de futebol em várias cidades, inclusive Escócia, País de Gales e, talvez, até na Irlanda.
O ex-jogador acredita que a notícia ganhou contornos de agitação de um jornal britânico sensacionalista, mas não ficou zangado, apenas se divertiu com a notícia. Todos os dias, Sócrates ainda é comentarista do programa esportivo “A Hora do Kajuru”, apresentado por Jorge Kajuru, também na TV Thathi. Além disso, ele escreve artigos duas vezes semanais para o jornal Agora e um semanal para a revista Carta Capital.
Sócrates sabe que a simples visita vai torná-lo uma celebridade na Inglaterra, onde é adorado. “É uma loucura toda vez que vou pra lá”, explicou ele, que esteve em Londres pela última vez em março, na Festa do Centenário da Fifa.
