Valquir Aureliano/Arquivo
Lorival Santos, técnico do Roma.

Dos três representantes do futebol paranaense na Série C, a 3.ª Divisão do Campeonato Brasileiro, somente o Roma Apucarana, de Apucarana, segue na competição. Faltando ainda uma rodada para o término da 1.ª fase, Paranavaí, de Paranavaí, campeão estadual deste ano, e Adap Galo, de Maringá, estão eliminados, e só cumprem tabela em seus respectivos grupos.

continua após a publicidade

O Roma só depende de si para permanecer na 1.ª colocação do grupo. Porém, no próximo domingo, o Vermelhinho do Fim da Linha pode dar uma ajudinha para o time de Apucarana. As duas equipes estão no Grupo 15. A equipe de Apucarana, com 11 pontos ganhos, vai a Chapecó (SC), enfrentar a Chapecoense, 4 pontos, também sem chances. O Paranavaí, 3 pontos, pega em casa o Ulbra-RS, segundo colocado com 8 pontos. O Roma está invicto na competição. Foram três vitórias e dois empates. Um empate garante a liderança do grupo.

Ficando em 1.º lugar no grupo o Roma passaria a integrar o Grupo 23, onde hoje estariam o Bragantino-SP (1.º colocado do Grupo 13), e os segundos colocados dos Grupo 14, Juventus-SP e do Grupo 16, Esportivo-RS.

Ficando na 2.ª colocação do grupo, o time de Apucarana entraria no Grupo 24, onde estariam hoje os primeiros colocados do Grupo 14, Democrata de Governador Valadares-MG, e do Grupo 16, Joinville-SC, e ainda o Cene-MS (2.º do Grupo 13).

continua após a publicidade

O outro vexame – Além do Paranavaí, o Adap Galo foi eliminado ao ser derrotado pelo Joinville por 3 a 2 em Santa Catarina. O time da casa garantiu vaga na próxima fase, assim como o Esportivo-RS, que fez 2 a 1 em casa contra o Caxias.

Na última rodada o time de Maringá enfrenta em casa o Esportivo-RS. O Adap tem apenas 5 pontos ganhos.

continua após a publicidade

Regulamento – A Terceirona começou com 64 clubes, divididos em 16 grupos com quatro times cada. Classificam-se agora para a 2.ª fase 32 clubes, divididos novamente em quatro times para cada grupo, jogando em turno e returno. Os dois primeiros de cada grupo seguem adiante. Acontecerão ainda outras duas fases, no mesmo sistema. Os quatro primeiros classificados na última fase sobem para a Série B, a Segundona, em 2008.

Bugre ainda briga por vaga

Além do Roma Apucarana e Ulbra-RS, outras 13 equipes já garantiram classificação para a próxima fase da Série C. Joinville-SC, Esportivo-RS, Bragantino-SP, América-RJ, Coruripe-AL, Bahia-BA, Confiança-SE, Nacional-PB, ABC-RN, Atlético-PB, Barras-PI, Nacional-AM e Rio Branco-AL. Restam ainda 17 vagas pra próxima fase.

Entre as equipes que brigam na Terceirona, uma curiosidade. O Guarani, de Campinas, campeão brasileiro de 1978, ainda tenta se manter na disputa na Série C. Com 7 pontos, e ocupando a 3.ª colocação no Grupo 11, o Bugre disputa a vaga com o Jaguaré-ES, também com o mesma pontuação, mas pelos critérios de desempate, ficaria com a vaga. Guarani e Jaguaré se enfrentam no domingo, em Campinas.