Faltam quatro rodadas para o final da primeira fase do Campeonato Paranaense. E a disputa pela classificação está tão aberta que engloba até mesmo os dois times que estão na zona de rebaixamento. À exceção do Paraná Clube, com boa vantagem na ponta, está tudo aberto. E, com tanto equilíbrio, todo confronto desta oitava rodada será decisivo.
O final de semana será aberto às 16h de amanhã, quando o Atlético recebe o Cascavel na Arena. Em estado de graça após a vitória na Libertadores, o Furacão “vira a chave”, pois ainda não utilizará os titulares diante da Serpente. Só que não vai ser possível esperar a turma do time principal chegar, é obrigação vencer para sair das últimas posições e seguir na briga pela classificação. Antepenúltimo colocado, o Rubro-Negro enfrenta exatamente o time que está à sua frente na classificação. E o Cascavel vem com turbulência, pois Léo Maringá teve problemas com a diretoria e pediu para deixar o clube.
Ainda amanhã, mas às 20h, o Foz do Iguaçu recebe o Londrina no estádio do ABC. É a cartada decisiva dos donos da casa para tentar fugir das últimas posições (tem apenas cinco pontos) e entrar na luta pelo G8. Para ter o apoio da torcida, o clube fez promoção de ingressos – R$ 20,00 mais um quilo de alimento. Já o Tubarão quer acabar com a instabilidade, que faz a equipe não embalar, estando com apenas três pontos a mais que a turma da ZR. E outra vez Cláudio Tencati não poderá repetir a equipe, pois Safirinha está lesionado. A boa notícia é a volta de Germano.
As outras quatro partidas da rodada acontecem às 16h de domingo. Na Vila Capanema, o Paraná Clube defende a liderança contra o Prudentópolis, que vem em campanha excelente para quem retornou este ano da segunda divisão. Mas o Prude tomou um susto ontem, com um assalto ao estádio Newton Agibert, que terminou com o meia Raí ferido. No Tricolor, a esperança é de novo Renatinho, que cumpriu suspensão ontem na Copa do Brasil e certamente estará em campo.
Em Toledo, no 14 de Dezembro, o Coritiba quer mostrar melhor futebol contra o Toledo. Com oito pontos, o Porco do Oeste precisa somar pontos em casa se quiser garantir a classificação para as quartas de final, e quer repetir o resultado do ano passado, quando venceu o Coxa. Pressionado pelo mau início de temporada, o Alviverde pretende mostrar um futebol melhor do que nas últimas partidas, nas quais conquistou apenas quatro pontos, o que o deixou na quarta colocação.
Casa cheia
Em alta, o Rio Branco recebe o J. Malucelli e espera mais um dia de casa cheia no Nelson Medrado Dias. Confiando em jogadores que ganham uma “nova chance” na carreira, como o lateral-direito Raul, o Leão da Estradinha saiu das últimas posições e está com oito pontos. Mas para conseguir a vaga é preciso vencer atuando em seu estádio. Já o Jotinha pretende seguir pontuando fora, como fez no jogo contra o Coritiba no Couto Pereira. E confia na ótima fase do meia Tomas, que vem subindo de produção jogo a jogo.
E fechando a rodada, o PSTC recebe o Cianorte no estádio Ubirajara Medeiros. O time de Cornélio Procópio é outro que precisa obrigatoriamente vencer para sair da zona de rebaixamento. Já o Cianorte, que tropeçou em casa na última rodada, quer a reabilitação para encaminhar uma vaga no G4 e levar vantagem no mata-mata.