Já acostumado a jogar no ataque, o Barcelona vai viver uma situação rara neste sábado, no Camp Nou, no clássico contra o Real Madrid, quando não pode sequer pensar em empatar. Só a vitória interessa ao time catalão, que tem quatro pontos de desvantagem em relação ao rival a cinco rodadas do fim do Campeonato Espanhol.
Nesta sexta-feira, Pep Guardiola reafirmou a necessidade de um resultado positivo. É isso ou dar o título de bandeja para o Real. “Se ganham ou empatam, o título é deles. Só nos resta vencer, senão eles já serão campeões. Os felicitaremos e nos preparamos para o próximo ano”, disse o treinador, em comentário que foi entendido pela imprensa espanhola como um indicativo de que ele deve renovar contrato com o Barça.
“Mesmo se vencermos, estaríamos ainda um ponto atrás. Ainda assim o título continuaria nas mãos deles”, lembrou Guardiola, que prometeu dedicação do seu time. “Eu quero ganhar amanhã (sábado) e vou fazer o possível para que passemos pelo Chelsea”, disse o treinador, se referindo ao jogo de terça-feira, pelas semifinais da Liga dos Campeões.
Para ele, o Real Madrid não vai repetir a atuação defensiva adotada com sucesso pelo Chelsea no jogo de quarta-feira passada, em Londres, quando os donos da casa venceram por 1 a 0. “Eles virão para ganhar o jogo. Quando os dominamos, eles sairão em contra-ataque porque essa é uma de suas grandes virtudes. O Real Madrid será rival menos defensivo do que o Chelsea. O real sempre cria mais problemas do que qualquer outra equipe.”
Com relação ao clássico e ao clima tenso gerado pelos diversos acontecimentos dos últimos confrontos entre os rivais, Guardiola lamentou tal situação. “Não tenho boas recordações dos últimos clássicos, nem nas vitórias, nem nas derrotas. A história do clássico tem muitas coisas sempre e não quero que o time se distraia com o que se falará ao redor. Desejo que joguemos nosso futebol”, pediu.
Barcelona e Real Madrid se enfrentam às 15h deste sábado (horário de Brasília), no Camp Nou. Depois, os dois times têm compromissos pelas semifinais da Liga Europa. O Barça joga terça contra o Chelsea. O Real, na quarta diante do Bayern de Munique. Ambos perderam fora de casa e precisam reverter o resultado na Espanha.