Com um show de surfe na grande final, o hexacampeão mundial Kelly Slater faturou o título da 5.ª do WQS, neste domingo, em Sydney, na Austrália. O catarinense Neco Padaratz foi o único que conseguiu superar Slater no último dia, durante as quartas-de-final, com os dois seguindo juntos até a bateria decisiva.
O jovem australiano Kirk Flintoff não se intimidou diante das estrelas e utilizou o aéreo como arma para conquistar o vice-campeonato e assumir a liderança do ranking do WQS. Neco ficou em terceiro lugar e o americano Damien Hobgood em quarto.
Um total de 272 surfistas de 19 paises participaram do primeiro evento de nível 5 estrelas da temporada. Além do título, Kelly Slater registrou o novo recorde de 18,10 pontos na final para se sagrar campeão. Em todas as baterias, Slater sempre conseguiu notas excelentes, com duas notas 10 nas oitavas-de-final.
O ex-líder do WQS 2004, Marcelo Nunes, foi eliminado na primeira quarta-de-final. Yuri Sodré e Marco Polo ficaram nas oitavas-de-final, ao lado de Raoni Monteiro e Peterson Rosa. Outros oito brasileiros ficaram na 8.ª fase, entre eles Renato Galvão, que vinha sendo o destaque da etapa.
Na final, Slater deu um verdadeiro show como nos velhos tempos e deixou os três adversários (Neco, Flintoff e Hobgood) precisando de mais de 10 pontos para alcançá-lo, o que no surfe é como vencer de goleada. A próxima etapa do WQS inicia nesta segunda-feira, em Newcastle,Austrália.