A Associação de Futebol Espanhóis (AFE) confirmou nesta sexta-feira que a primeira rodada da temporada 2010/2011 do Campeonato Espanhol, prevista para este fim de semana, não será realizada. Os jogadores estão em uma disputa trabalhista com os dirigentes da primeira e segunda divisão.

continua após a publicidade

O sindicato assinalou em um comunicado que a Liga de Futebol Profissional (LFP) emitiram ordens aos árbitros da primeira rodada de ambas as divisões a não se apresentarem para as partidas programadas.

“A AFE teve conhecimento de que a LFP solicitou à Real Federação Espanhola o adiamento da primeira rodada do Campeonato Nacional da Primeira e Segunda Divisão, medida que a AFE se opõe por considerá-la uma pratica antigreve”, indicou a AFE. A associação considerou que diante desta decisão “as partidas resultam claramente irrealizáveis”.

A AFE e a LFP estão envolvidas em uma disputa para a definição de um novo acordo trabalhista. Os jogadores decretaram uma greve para a primeira rodada e exigem garantias para o pagamento por parte dos clubes de cerca de US$ 72 milhões em salários atrasados de mais de 200 jogadores. A LFP ofereceu a criação de um fundo para pagar um salário mínimo aos jogadores afetados de vários clubes endividados. Porém, sem um consenso nas negociações, a rodada inicial do Campeonato Espanhol não será realizada.

continua após a publicidade