Uma iniciativa do Sindicato dos Atletas Profissionais do Paraná pretende transformar Curitiba em pólo de discussões sobre o racismo no esporte. A Câmara Municipal vai realizar em 13 de maio uma sessão solene para repudiar os recentes episódios de discriminação racial em eventos esportivos.
A idéia do Sindiatleta virou proposição assinada pelos vereadores André Passos (PT), Mário Celso (PSB), João Cláudio Derosso (PSDB) e Ney Leprevost (PP). Na mesma sessão será lançada uma campanha intitulada ?Cidade de Curitiba contra a Discriminação Racial?.
Segundo o vice-presidente do Sindiatleta, Fábio Aguayo, Curitiba tem condições de centralizar um debate sobre o assunto por ser uma cidade multirracial e fazer fronteira com outros dois países – um deles, a Argentina, é a terra de Leandro Desábato, o zagueiro do Quilmes detido sob acusação de proferir injúria racista contra o atacante Grafite. O jogador do São Paulo, aliás, será convidado para uma palestra que a Câmara e o Sindicato pretendem promover sobre o assunto. Por enquanto, nenhum evento foi agendado.
O sindicato ainda vai propor a todos os beneficiados com a Lei de Incentivo ao Esporte a usar o símbolo da luta contra o racismo em competições esportivas. ?O plano é usar o esporte como ferramenta para combater este tipo de crime? falou o sindicalista.