A terceira etapa do Circuito Mundial de Surfe começa neste domingo com chamada prevista para 19h30 (horário de Brasília), já segunda-feira na Indonésia. A disputa do Corona Bali Protected reunirá 11 brasileiros no masculino e duas atletas nacionais no feminino, com o retorno de Silvana Lima após se recuperar de lesão.

continua após a publicidade

“As expectativas são as melhores possíveis, mas não com tanta pressão por voltar. Tenho consciência de que preciso pegar ritmo de competição novamente e vou dar meu melhor. Estou feliz por estar de volta, confiante e quero fazer um bom resultado, que será muito importante se vier já nessa etapa”, afirmou a atleta à reportagem do Estado.

continua após a publicidade

Silvana não competiu em Gold Coast e Bells Beach. Nestas duas etapas na Austrália, o Brasil teve apenas Tatiana Weston-Webb no feminino. Em seu retorno, a cearense vai enfrentar logo na primeira bateria da disputa Caroline Marks, líder do ranking mundial, e Coco Ho. “Tive de perder duas etapas porque não estava 100%. Se não estivesse bem não voltaria, pois o nível de surfe é muito alto hoje em dia. Espero que dê tudo certo”, explicou.

continua após a publicidade

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio, oito atletas serão definidas pelo ranking mundial ao final do ano, com o limite de duas surfistas por país. Com isso, quatro vagas ficarão entre cinco atletas: Silvana e Tati, do Brasil, Johanne Defay (França), Brisa Hennessy (Costa Rica) e Paige Hareb (Nova Zelândia). Silvana ficou fora de duas etapas e agora precisa pontuar bem nas outras oito competições da temporada.

“As duas etapas que perdi serão meus descartes, então agora não posso mais ter resultado ruim. É cedo para pensar na Olimpíada, mas é um sonho de qualquer surfista estar lá. Vou trabalhar por isso e espero que dê tudo certo. Se for por força de vontade da guerreira aqui, estarei lá”, avisou Silvana, ciente de que sua margem de erro ficou pequena.

No masculino, a liderança do ranking mundial está nas mãos do havaiano John John Florence, que vestirá a lycra amarela do primeiro colocado. Vão competir em Bali Italo Ferreira, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Willian Cardoso, Yago Dora, Peterson Crisanto, Deivid Silva, Michael Rodrigues, Jesse Mendes, Jadson André e Caio Ibelli. Adriano de Souza, o Mineirinho, ainda se recupera de lesão no joelho.

Após o segundo lugar em Bells Beach, na etapa passada, Filipe Toledo já partiu para a Indonésia e aproveitou para treinar. “Fiquei treinando uma onda bem parecida com Keramas, então isso vai me trazer bastante confiança e vai me deixar bem à vontade na hora da bateria também. Acho que é bom poder sair um pouco dessa pressão de campeonato, dar uma relaxada, mas ao mesmo tempo estar treinando o tempo todo”, afirmou o surfista, que está em quarto lugar no Circuito Mundial.