Jogadores de Flamengo e Palmeiras podem se assustar ao pisar, nesta quarta-feira, no gramado do Maracanã para o jogo válido pela 11.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eles devem ver um campo prejudicado, longe do habitual tapete verde. O visual do gramado é terrível: há várias manchas amareladas por causa da estrutura montada para o show de 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, realizado no último sábado.
O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, disse que vai mandar um funcionário checar as condições do campo do Maracanã para decidir se solicitará a mudança do local da partida. “O gramado do Engenhão deve estar em melhor estado e não acho que seja uma maravilha”.
Sua preocupação é a de preservar a qualidade do espetáculo. “Não quero fazer avaliação precipitada. Não quero cometer injustiça. Por isso, preciso ver o campo”, disse o dirigente palmeirense, encerrando o assunto.
Representantes do Flamengo vistoriaram o gramado e disseram que estava amarelado, amassado, mas sem buracos. “Não teve agressão ao gramado. Não há nenhum problema para o jogo”, afirmou o gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco.
Embora garanta que o campo se encontra em perfeito estado para a prática do futebol, após análise da empresa Green Leaf, responsável pela manutenção do gramado do Maracanã, a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), administradora do estádio, proibiu a presença da imprensa no local.
Em nota oficial, a entidade diz que, de acordo com Paulo Antônio Azeredo Neto, engenheiro agrônomo responsável da Green Leaf, “o nivelamento do gramado foi preservado e apenas a aparência do mesmo merecerá um tratamento adequado nos dois próximos dias. A grama necessita de luz para realizar a fotossíntese, que a permite manter a coloração verde”.
Nesta terça, o gramado será irrigado, adubado e receberá tratamento com fertilizantes. “Ficará apto para o jogo”, assegurou Neto. Os atletas de Flamengo e Palmeiras torcem por isso.