Os quase oito anos de entrosamento fizeram a diferença. ontem, domingo, Shelda e Adriana Behar venceram a etapa de abertura do Circuito Mundial feminino de Vôlei de Praia, em Rhodes, na Grécia, e saíram na frente na corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos de Atenas. Na final, Shelda e Adriana derrotaram, de virada, Ana Paula e Sandra por 2 sets a 1, com parciais de 21/23, 21/19 e 15/12. As norte-americanas Walsh e May, campeãs do Circuito Mundial em 2002, terminaram na terceira colocação, após a vitória sobre as cubanas Larrea Peraza e Fernandez Grasset por 2 sets a 0 (21/15 e 25/23).
Desde o dia 11 de agosto do ano passado, em Osaka, no Japão, que duas duplas do Brasil não faziam uma final no Circuito Mundial feminino. Naquela ocasião, Shelda e Adriana Behar levaram a melhor sobre a então dupla formada por Ana Paula e Tatiana. Depois disso, mais três etapas aconteceram até o término da temporada, e em apenas uma, o Brasil esteve presente na decisão.
Ainda ontem, nas semifinais, em Rhodes, Shelda e Adriana Behar ganharam, de Peraza e Grasset por 2 a 0 (21/11 e 23/21). Durante os três dias de campeonato, elas venceram as sete partidas disputadas. Na primeira fase, Shelda e Adriana derrotaram Bruschini/Solazzi, da Itália, Maaseide/Glesnes, da Noruega, e Dumont/Martin, do Canadá, e, em seguida, venceram Cook/Sanderson, da Austrália, Leila/Mônica Rodrigues e Peraza/Grasset, de Cuba, nas semifinais.
Por sua vez, Ana Paula e Sandra surpreenderam, nas semifinais, as norte-americanas Walsh e May vencendo por 2 a 0, com parciais de 21/14 e 21/19. Das sete partidas que disputaram, Ana Paula e Sandra, que treinaram apenas dois dias para a competição, perderam apenas a final. Na primeira fase, elas venceram Ahmann/Vollmer, Pohl/Rau e Claasen/Deister, todas da Alemanha, e, posteriormente, derrotaram Yanchulova/Yanchulova, da Bulgária, Arvaniti/Koutroumanidou, da Grécia, e, nas semifinais, Walsh e May, dos Estados Unidos.
Mais três duplas brasileiras participaram desta etapa grega do Circuito mundial. Leila e Mônica terminaram em quinto lugar, Tatiana e Alexandra em nono e Larissa e Ana Richa na 25.ª colocação. Na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Atenas, estas três parcerias somaram, respectivamente, 180, 120 e 30 pontos no ranking mundial. Ana Paula e Sandra ganharam 300 pontos, e Shelda e Adriana Behar 270.
Em 2002, na etapa da Grécia, as duplas brasileiras não conseguiram bons resultados. Shelda/Adriana Behar, Leila/Sandra e Alexandra/Mõnica Rodrigues terminaram em quinto lugar, enquanto Ana Paula e Tatiana ficaram na nona colocação.
Qualy na Suíça
A segunda etapa do Circuito Mundial feminino será disputada em Gstaad, na Suíça, a partir desta terça-feira (dia 17), com o início do qualifying. Leila e Mônica Rodrigues buscarão uma das oito vagas colocadas em jogo para o torneio principal, que já conta com Shelda/Adriana Behar, Ana Paula/Sandra e Tatiana/Alexandra.
Na quarta-feira, tambpem em Gstaad, será aberto o qualifying do torneio masculino e o Brasil terá Paulão/Paulo Emílio, Loiola/Fábio Luiz e Juca/Bella brigando para se juntar a Márcio e Benjamin, vice-campeões da primeira etapa, na Grécia, Ricardo/Emanuel, Tande/Pará e Harley/Franco.
Visita
Quem acompanhou neste fim-de-semana a etapa grega do Circuito Mundial feminino foi o gerente geral de esportes dos Jogos Olímpicos de Atenas, Makis Assimakopoulos. Ele adiantou que a arena de competição do vôlei de praia terá capacidade para 10 mil pessoas, e fica a 20 minutos da vila olímpica. Além das quadras, sendo oito apenas para aquecimento, o local terá restaurante, sala de imprensa e área reservada exclusivamente para o alongamento dos atletas.