A russa Maria Sharapova confirmou com relativa tranquilidade o seu favoritismo na estreia do Torneio de Madri. Cabeça de chave número 2 da competição realizada em quadras de saibro, ela derrotou a romena Alexandra Dulgheru por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2, nesta segunda-feira, para avançar à segunda rodada na Espanha.
Já a australiana Samantha Stosur não conseguiu confirmar a sua condição de nona cabeça de chave ao cair já em sua estreia diante da espanhola Carla Suárez Navarro, que venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/2.
Sharapova precisou jogar de uma hora e 36 minutos para despachar Dulgheru e enfrentará na próxima fase a norte-americana Christina Mchale, que nesta segunda derrotou a chinesa Shuai Peng por 2 sets a 1, com 7/5, 5/7 e 6/1.
No duelo desta segunda, Sharapova teve maior trabalho para ganhar o primeiro set, no qual chegou a ter o seu saque quebrado por Dulgheru. Porém, ela obteve duas quebras em seis chances na primeira parcial e assim assegurou a vantagem mínima de 7/5. Já no segundo set, Sharapova converteu dois de três break points e salvou duas oportunidades de quebra obtidas pela adversária para liquidar a partida em 6/2.
Outra cabeça de chave que venceu nesta segunda-feira e já assegurou lugar na terceira rodada em Madri foi a alemã Angelique Kerber. Sexta pré-classificada, ela derrotou a francesa Alize Cornet por 2 sets a 0, com 6/4 e 6/2, e se credenciou para enfrentar na próxima fase a vencedora da partida entre as russas Svetlana Kuznetsova e Nadia Petrova, programada para esta terça-feira.
Em outro jogo já encerrado nesta segunda, a francesa Kristina Mladenovic arrasou a espanhola Silvia Soler Espinosa por duplo 6/1. Com isso, ela avançou à segunda rodada e pegará a russa Maria Kirilenko, 13.ª cabeça de chave, que no último domingo
contou com a desistência da checa Klara Zakopalova quando vencia o segundo set por 2 a 1, após ganhar a primeira parcial por 6/3.