A russa Maria Sharapova conquistou neste domingo o título do Torneio de Roma. Em uma decisão que foi paralisada pela chuva, a número 2 do mundo foi campeã ao vencer, de virada, a chinesa Na Li, nona colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (7/5), em 2 horas e 52 minutos.
Sharapova repetiu a conquista de 2011, quando foi campeã com vitória sobre a australiana Samantha Stosur na decisão. Além disso, a vitória deste domingo ampliou a vantagem da russa para 7 a 4 no confronto direto com Na Li, que perdeu as duas partidas contra a número 2 do mundo nesta temporada.
O primeiro set da decisão foi equilibrado, mas a chinesa se deu melhor ao conseguir uma quebra de serviço no nono game. Assim, apenas precisou confirmar o seu serviço em seguida para fechar a parcial em 6/4.
Na Li começou o segundo set embalada e abriu 3/0. A chinesa, porém, permitiu a reação de Sharapova, que obteve quebras de serviço no sétimo e nono games para virar a parcial. Em seguida, a russa fechou em 6/4 para forçar a realização do terceiro set.
Na parcial decisiva, as duas tenistas oscilaram muito. Sharapova ficou perto do título ao conseguir duas quebras de serviço, mas Na Li devolveu ambas e o duelo seguiu para o tie-break.
Antes da disputa que decidiria a campeã do Torneio de Roma, porém, o jogo foi interrompido por aproximadamente duas horas em razão da chuva. Quando a partida foi retomada, Sharapova se deu melhor, venceu por 7/5 e garantiu o bicampeonato no saibro italiano.