Em um duelo russo de quase três horas, Maria Sharapova levou a melhor e eliminou Elena Dementieva por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6 e 6/3. A vitória classificou a ex-número 1 do mundo para disputar a semifinal do Torneio de Stanford.
O triunfo, porém, foi apertado. Sharapova voltou a ter problemas no saque e sofreu para faturar sua nona vitória em 12 confrontos contra a compatriota. A ex-líder do ranking cometeu 15 duplas faltas e acabou sofrendo seis quebras. Dementieva também teve dificuldade no serviço e perdeu o saque em seis oportunidades.
Mas Sharapova foi superior nos pontos mais importantes e conseguiu vencer o duelo. “Em alguns momentos o meu braço não conseguia devolver a bola. E quando as coisas não vão bem você aposta nas jogadas certas e torce para que dê certo”, comentou Sharapova.
Apesar das dificuldades da rival no saque, Dementieva elogiou o desempenho de Sharapova no fundamento. “Acho que foi uma boa partida. Meu serviço não estava bom o suficiente e ela estava sacando muito bem. Foi um jogo muito difícil”, declarou a atual número seis do mundo.
Na semifinal, Sharapova terá pela frente a polonesa Agnieszka Radwanska, cabeça de chave número três do torneio. Radwanska avançou ao despachar a russa Maria Kirilenko por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/0.
Também se classificaram a australiana Samantha Stosur, principal favorita ao título, e a bielo-russa Victoria Azarenka, que se enfrentarão na semifinal. Stosur bateu a belga Yanina Wickmayer, por 7/5, 3/6 e 6/3, enquanto Azarenka eliminou a francesa Marion Bartoli, de virada, por 3/6, 6/3 e 6/3.