Miami – Musa do tênis mundial, a russa Maria Sharapova, de apenas 19 anos, é um fenômeno fora das quadras. Ontem, ela anunciou dois novos patrocinadores pessoais, aumentando seu ?império econômico? no esporte. As novas marcas associadas à tenista são a fabricante de bebidas Gatorade e a empresa de sucos Tropicana.
Sharapova é atualmente a número 2 do ranking mundial, terminando 2006 atrás apenas da belga Justine Henin-Hardenne. Apesar do pouco tempo de carreira, ela já acumula títulos importantes, como o do US Open e de Wimbledon. E estima-se que tenha faturado cerca de US$ 30 milhões até agora.
A maior parte desse dinheiro veio dos patrocinadores, explorando a bela e vitoriosa imagem de Sharapova. Na premiação pelas vitórias e títulos no tênis, ela faturou pouco mais de U$ 8 milhões.
?Sharapova não é somente uma das melhores tenistas do mundo?, contou Ron Coughlin, vice-presidente da Pepsi, empresa dona das marcas Gatorade e Tropicana. ?Ela é um exemplo de como se levar uma vida saudável e digna fora das quadras.?
A lista de patrocinadores de Sharapova é grande. No ano passado, por exemplo, ela assinou um contrato por toda a vida com a marca de raquetes e material esportivo Prince, por US$ 25 milhões. Além disso, tem compromissos com Canon, Colgate, Nike, Tag Heuer, Land Rover e alguns outros.
Na quadra
Maria Sharapova levou um susto, mas conseguiu derrotar a chinesa Zi Yan, número 166 do ranking WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em jogo válido por um torneio exibição disputado em Hong Kong. Sharapova volta às quadras hoje. Ela enfrentará a russa Elena Dementieva, que venceu a checa Nicole Vaidisova, por dois sets a um, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2.