Melbourne – Principal favorita ao título do Aberto da Austrália, a tenista russa Maria Sharapova teve um jogo difícil ontem, contra sua compatriota Vera Zvonareva, 24.ª colocada do ranking mundial, mas venceu por 7/5 e 6/4.

continua após a publicidade

Com isso, garantiu a sua vaga nas quartas-de-final do torneio, o primeiro do Grand Slam na temporada, que está sendo disputado em Melbourne.

A próxima adversária de Sharapova já está definida. Será a também russa Anna Chakvetadze, que é a cabeça-de-chave número 12 do Aberto da Austrália. Nas oitavas-de-final, também ontem, ela passou pela suíça Patty Schnyder por 6/4 e 6/1.

Em segundo lugar do ranking da WTA, Sharapova já garantiu a posição número 1 do mundo pela sua campanha no Aberto da Austrália. Afinal, a atual líder, a belga Justine Henin-Hardenne desistiu de disputar o torneio e a terceira colocada na classificação, a francesa Amelie Mauresmo, foi eliminada nas oitavas-de-final.

continua após a publicidade

Outro duelo das quartas-de-final da chave feminina do Aberto da Austrália foi definido nesta segunda-feira. E será um confronto entre amigas: a belga Kim Clijsters e a suíça Martina Hingis.

Cabeça-de-chave número 4 do torneio, Clijsters segue sem perder sets no Aberto da Austrália. Ela passou com tranqüilidade pela eslovaca Daniela Hantuchova por 6/1 e 7/5.

continua após a publicidade

Clijsters tem um bom retrospecto no Aberto da Austrália, apesar de nunca ter sido campeã. Afinal, ela foi semifinalista em 2002, 2003 e 2006, além de ter ficado com o vice em 2004, quando perdeu na final para a compatriota Justine Henin-Hardenne.

Mas Clijsters terá uma adversária muito complicada nas quartas-de-final. Hingis já foi campeã do Aberto da Austrália três vezes na carreira (97, 98 e 99) e foi vice outras três ocasiões (nos três anos seguintes). Dessa vez, ela entrou na disputa como cabeça-de-chave número 6.

No jogo de ontem, Hingis derrotou a chinesa Li Na por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/0. ?Sempre é um prazer jogar contra ela (Hingis). É uma grande campeã?, disse Clijsters.

Nadal, com garra, passa às quartas-de-final

Melbourne – Com a tradicional garra, o tenista espanhol Rafael Nadal garantiu a sua vaga nas quartas-de-final do Aberto da Austrália. Para isso, precisou jogar 3 horas e 50 minutos contra o britânico Andy Murray, num duelo que só acabou na madrugada de terça-feira pelo horário australiano. Em Melbourne, ele venceu por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (3/7), 6/4, 4/6, 6/3 e 6/1.

Número 2 do mundo, Nadal teve dificuldades para se defender do forte saque do adversário – o britânico conseguiu 15 aces, contra apenas 5 do espanhol. Mas o equilíbrio entre os tenistas durou até o começo do quinto set, quando Murray sentiu o esforço físico e virou presa fácil.

Esta é a primeira vez na carreira que Nadal, bicampeão de Roland Garros, chega às quartas-de-final do Aberto da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam na temporada do tênis. Seu adversário será o chileno Fernando González, que é cabeça-de-chave número 10.

Fernando González surpreendeu ao derrotar o norte-americano James Blake, o cabeça-de-chave número 5, nas oitavas-de-final do torneio. Também foi nesta segunda-feira, por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/4 e 7/6 (7/4).

Depois de ter eliminado o australiano Lleyton Hewitt, que era a maior aposta da torcida local, Fernando González também chega às quartas-de-final do Aberto da Austrália pela primeira vez em sua carreira.

Os outros confrontos das quartas-de-final da chave masculina terão Tommy Haas (ALE) x Nikolay Davidenko (RUS), Roger Federer (SUI) x Tommy Robredo (ESP) e Andy Roddick (EUA) x Mardy Fish (EUA).