O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, anunciou nesta terça-feira a contratação do meia-atacante Marquinhos Cipriano, do São Paulo. O vínculo é de cinco anos. O jogador já tinha pré-contrato assinado com o clube europeu desde março, depois de recusar duas propostas de renovação feitas pela diretoria tricolor.

continua após a publicidade

“Estou muito feliz por estar aqui! Espero que eu seja feliz no Shakhtar. Pretendo sempre dar tudo de mim em campo, espero muitas vitórias e gols”, disse Marquinhos, em entrevista ao site oficial da equipe ucraniana. “Este é um grande clube, que sempre luta pelo primeiro lugar e atua na Liga dos Campeões. Eu também conheço muitos jogadores de futebol: Marlos, Alan Patrick, Moraes, Dodô, Fernando, Maycon… Eu até joguei contra alguns deles”, completou o jogador, que vestirá a camisa 28.

continua após a publicidade

O atleta de 19 anos era uma das promessas do time paulista. A torcida estava esperançosa com a atuação do garoto com a camisa do São Paulo, já que ele foi promovido em janeiro para a equipe principal. Mas pôde vê-lo apenas 30 minutos jogando pelo profissional, no início do ano, quando entrou no segundo tempo da partida contra o São Bento, na estreia do Campeonato Paulista – derrota por 2 a 0.

continua após a publicidade

Depois disso, o clube tentou renovar o contrato de Cipriano, que venceria em 15 de setembro. Com duas recusas do jogador, o São Paulo o fez retornar às categorias de base, em Cotia.

A seis meses do fim do acordo, o Shakhtar fechou pré-contrato com o meia-atacante, que teve passagens pelas categorias inferiores da seleção brasileira. Ele sairia de graça daqui a dois meses, mas, para antecipar sua apresentação, especula-se que o clube ucraniano tenha pago 1 milhão de euros (cerca de R$ 4,5 milhões) aos paulistas. O São Paulo comprou o atleta junto ao Deportivo Brasil por R$ 1 milhão, em 2015, quando ele tinha 16 anos.

Considerado promissor, Marquinhos Cipriano apareceu na 87ª posição em uma lista dos 100 melhores jovens do futebol mundial elaborada pela revista inglesa “Four Four Two”.