Foi encerrada nesta quinta-feira a terceira e penúltima fase eliminatória da Liga Europa na temporada 2013/2014. E as principais equipes a jogar esta etapa da competição tiveram poucos problemas para avançar para os chamados playoffs, que definem os últimos times a participarem da fase de grupos.
O único a sofrer foi o Stuttgart, que recebeu o Botev Plovdiv (Hungria) e ficou no empate em 0 a 0, avançando apenas porque fez um gol fora no jogo de ida, que terminou em 1 a 1. Representante de Portugal nesta etapa, o Estoril ganhou de 1 a 0 do Hapoel Ramat Gan, de Israel. O gol foi do meia Evandro, ex-Palmeiras e Atlético-MG.
Na Itália, a Udinese, que já havia feito 3 a 1 no jogo de ida, matou o confronto contra o Siroki Brijeg (Croácia) com vitória por 4 a 0. Danilo, Gabriel Silva, Naldo e Allan defenderam o time italiano. O Sevilla também goleou, fazendo 6 a 1 no Mladost, na Macedônia.
Entre os 29 times que avançaram, estão também o Rubin Kazan (Rússia), o Saint-Étienne (França), Swansea City (País de Gales, mas representando a Inglaterra), Trabzonspor (Turquia) e Standard de Liège (Bélgica). Poucos favoritos ficaram pelo caminho, casos principalmente do Metalurh Donetsk (Ucrânia), eliminado pelo Perparimi Kukes (Albânia), e do Bursaspor (Turquia), que parou no Vojvodina Novi Sad (Sérvia).
A próxima etapa da Liga Europa vai reunir os 15 times eliminados na terceira fase preliminar da Liga dos Campeões, as 29 equipes que avançaram nesta quinta, além de outros 18 times pré-classificados, entre eles o Tottenham, o Betis, a Fiorentina e o Braga.