Setembro será decisivo para o Trio de Ferro

O mês de setembro pode ser o grande divisor de águas para o três times paranaenses nas Séries A e B do Brasileirão. O Atlético busca fugir da ZR, o Coritiba sonha com a Libertadores da América, em 2012, e o Paraná Clube vislumbra retornar à elite do futebol nacional.

Pela Série A, Atlético e Coritiba fazem cinco jogos. O alviverde terá páreo duro e partidas contra adversários diretos na tabela. O Furacão, que já vive momento muito delicado, pega duelos complicadíssimos contra times que almejam algo no campeonato. Já o Paraná disputa seis partidas, e jogará contra adversários diretos na tabela ou desesperados contra o rebaixamento.

Atlético

Em situação calamitosa, o Rubro-Negro terá seu primeiro teste de fogo amanhã, na Arena, quando recebe o Palmeiras – sexto colocado, com 52% de aproveitamento.

Mas o desafio na rodada seguinte é ainda pior. O Furacão enfrenta o Flamengo, 5.º lugar, no Rio de Janeiro. No 1.º turno, dos times que estão no topo da tabela, o Mengo foi o único contra o qual o Atlético pontuou: 1 x 1, na Arena.

Em casa, o Furacão ainda recebe o Figueirense, na 24.ª rodada, que ocupa a nona colocação com aproveitamento de 46%, e o Fluminense, na 26.ª rodada, fechando o mês de setembro.

O jogo da vida do Rubro-Negro será dia 21 de setembro, quando vai pegar o Bahia (15.º colocado) em Salvador, em briga direta contra a degola. Se quiser sair da ZR, o aproveitamento atleticano contra essas equipes vai ter que ser superior aos 6% que obteve no primeiro turno.

Coritiba

O Coritiba vive situação mais tranquila, ocupando o 8.º lugar, mas se quiser alçar voos maiores no Brasileirão também terá um mês decisivo. A tabela de jogos de setembro pode definir muito, já que haverá confrontos contra times do topo ou concorrentes direto. Para se ter uma idéia, o “pior” adversário alviverde será o Ceará, na 26ª rodada, que atualmente ocupa a 13ª colocação, com três pontos a menos que o Coxa.

Jogos complicados em setembro serão contra o Vasco -terceiro colocado e adversário de quinta-feira -, Botafogo (atual quarto lugar, com um jogo a menos) e Internacional, que tem a mesma pontuação e aproveitamento do Coxa.

Paraná

Mas quem realmente tem uma tabela complicada é o Paraná Clube, pela Série B. Serão seis jogos, sendo três times do topo da tabela, um concorrente direto em situação parecida, e de expressão no cenário nacional, e dois adversários que brigam para fugir da degola.

O fator positivo é que o Tricolor fará quatro dos seis jogos perante sua torcida: Americana, Goiás, Náutico e Vitória -todos concorrentes diretos pelo acesso. No sábado, o primeiro desafio, pela 22.ª rodada, é o Americana (4.º colocado e com três pontos a mais que o Paraná). Nas rodadas 25 e 27, novos confrontos contra equipes do topo: Náutico, terceiro colocado, e Vitória, sexto.

O quarto jogo em casa, que pode definir o futuro paranista, será diante do Goiás, na 24.ª rodada da competição. No primeiro turno, o Tricolor venceu no Serra Dourada por 3 x 0.

Os goianos ocupam hoje a 12.ª colocação, com 28 pontos, três a menos que o Paraná. Para fechar setembro, serão dois jogos contra equipes que lutam contra a degola: Salgueiro, 19.º colocado, e Icasa, 15.º.

Os jogos serão na 23.ª e 26.ª rodadas. No primeiro turno, o Paraná somou dez pontos nesses seis jogos. Aproveitamento de 66,67% – motivo para encher de esperança o torcedor tricolor.