A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a lista dos atletas convocados para defender o Brasil nas Olimpíadas de Pequim.
Dos catorze atletas chamados, apenas a pesado Priscila Marques tem reais chances de não viajar para a China no mês de agosto, pois precisa melhor a posição verde-amarela no ranking continental.
Antes da divulgação da lista, apenas os meio-leves João Derly e Érika Miranda estavam assegurados nas Olimpíadas, graças aos bons resultados obtidos no ano passado. Campeão mundial com sete ippons consecutivos em 2007, Tiago Camilo foi confirmado para a disputa do meio-médios, deixando para trás Flavio Canto, bronze em Atenas-2004.
Outro campeão mundial que tentará o ouro olímpico é meio-pesado Luciano Côrrea. Prata nos Jogos Pan-Americanos e bronze no Mundial, João Gabriel Schlitter será o representante dos pesados, enquanto Edinanci Silva parte para sua quarta Olimpíada consecutiva.
Dentre as novatas, a estrela é Mayra Aguiar, de 17 anos, e campeã da etapa de Varsóvia da Copa do Mundo de judô. Ketleyn Quadros, por sua vez, deixou de fora ninguém menos que a veterana Danielle Zangrando, bronze no Mundial de 1995. Já a piauiense Sarah Menezes desbancou Daniela Polzin, enquanto Danielli Yuri acabou de vez com as chances da veterana Vânia Ishii.
Entre as disputas que estavam mais equilibradas, Denílson Lourenço eliminou o titular Alexandre Lee, enquanto Eduardo Santos encerrou o sonho de Hugo Pessanha. Neste momento, apenas as categorias meio-médio, meio-pesado e pesado entre os homens, além do meio-leve feminino e masculino têm representantes brasileiros assegurados na disputa. As outras vagas, entretanto, devem ser confirmadas no mês de maio através da divulgação do ranking continental.