Além da presença de sete ex-pilotos de Fórmula 1, outra atração neste final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba serão os carros de dez montadoras correndo nos 3.695m do traçado misto da capital paranaense. Estarão na pista os Chevrolet Astra e os Mitsubishi Lancer do Brasileiro de Stock Car V8 e os carros de mais dez montadoras da argentina TC2000. As duas categorias foram citadas pela revista inglesa Autosport entre as cinco melhores do mundo. Será a primeira vez que a tradicional categoria argentina disputará uma corrida no Brasil.
No campeonato argentino estão inscritos carros da Chevrolet, Mitsubishi, Honda, Ford, Toyota, Renault, Peugeot, Fiat, Volkswagen e Chrysler. A liderança na classificação geral da competição é de Gabriel Ponce de Leon, da Ford Focus, com 71 pontos, seguido por Diego Aventin, também da Ford, e Martin Basso, da Honda.
"Correr no Brasil é uma boa oportunidade para a categoria. Gosto muito do circuito de Curitiba e em alguns trechos lembra a pista de Buenos Aires", disse o campeão Christian Ledesma, que correu na pista paranaense quando competiu na Fórmula-3 Sul-Americana.
Ledesma, o também argentino Nestor Furlan, os pilotos brasileiros Cacá Bueno, Christian Fittipaldi e os organizadores Carlos Col e Pablo Peón estarão numa entrevista coletiva hoje, às 14h, no Autódromo de Curitiba.
A TC 2000 é uma categoria de Turismo que já nasceu multimarcas, enquanto a Stock Car tem pela primeira vez em sua história a participação de uma segunda montadora nesta temporada e continuará este processo nos próximos dois anos tendo como meta chegar a quatro montadoras. Os carros da TC2000 são um pouco menos potentes, porém mais leves. Assim, os Stock Cars são mais velozes em reta e os TC2000 mais rápidos nas curvas.
O primeiro treino da TC-2000 será amanhã às 8h30 e a corrida, a sétima etapa da temporada, será no domingo, às 11h. A quinta etapa Stock Car V8 será no domingo, às 13h. A prova da Stock V8 Light está marcada será às 9h50.
Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promoção e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo. Os patrocínios são de Chevrolet e Pirelli e co-patrocínio da Texaco.