A Federação Russa de Atletismo divulgou nesta segunda-feira (20) que sete atletas do país foram suspensas por dois anos por causa de falsificação de provas em controles antidoping em 2007.
Entre as atletas suspensas estão a recordista mundial indoor dos 1.500 metros, Yelena Soboleva, e a bicampeã mundial da mesma prova, Tatyana Tomashova. Completam a lista de suspensas as corredoras Yulia Fomenko, Svetlana Cherkasova e Olga Yegorova, além de Gulfiya Khanafeyeva, do lançamento de martelo, e Darya Pishchalnikova, do arremesso de disco.
No final de julho as sete atletas haviam sido previamente suspensas pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) sob suspeita de terem substituído amostras de urina no exame antidoping. As atletas foram impedidas de disputar a Olimpíada de Pequim, em agosto, e só poderão voltar a competir em 2010, dois anos depois da suspensão inicial em julho.
As violações foram detectadas depois de um ano e meio de investigação, em testes realizados pela Iaaf há quase um ano – possivelmente no Mundial de Osaka, em agosto de 2007.