Sesc Triathlon abre a temporada de 2005

Tudo pronto para a largada da temporada profissional do triatlo no Brasil. E a prova que abre o ano da modalidade será disputada na manhã deste domingo, pelas principais avenidas e rodovias de acesso ao balneário de Caiobá, situada no município de Matinhos, no litoral paranaense. O Sesc Triathlon Caiobá é, com o aval da maioria dos brasileiros de elite, o mais bem organizado do País.

E este ano, terá a participação de 600 atletas. A divisão é a seguinte: serão 50 da elite profissional, que largam a partir da 9h15. Mais cedo, a partir das 7h30, os 550 atletas das diversas categorias amadoras partem para a principal e mais profissional prova do litoral paranaense.

Ha dezessete anos o Sesc Triathlon Caiobá confirma a importância de promover uma prova para essa modalidade no Paraná. Para o presidente do Sesc Paraná, Rubens Brustolin, o Triathlon de Caiobá pode ser considerada a prova mais importante do Estado, pois tem a tradição de ter sido uma das primeiras no Brasil a ser realizada, sem interrupção e com a vinda de atletas de destaque nacional. ?A prova dá vida ao litoral após o período de férias?, comenta o presidente. Os atletas movimentam o comércio local, além do ramo de hotelaria, durante os três dias que antecedem a prova.

Os personagens

Figurando entre os 50 melhores do ranking mundial, o santista Paulo Henrique Miyasiro (Unimonte/ Pão de Açúcar/ Terracom) compete hoje, já pensando nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. E que para chegar aos seus objetivos, ele tem de estar garantido na seleção brasileira, que começa a ser formada através de seletivas a partir de março.

?Vou para Caiobá pensando no pódio, claro, mas meu foco está na competição de Goiânia?, afirma Shiro, como é conhecido o triatleta, que ainda está animado com o grande resultado conquistado no Mundialito de Fast Triathlon Masculino no final de janeiro. Ele foi o 3.º colocado individual, fechando a sua participação com uma emocionante vitória na 3.ª bateria.

A competição vai reunir a nata do triatlo nacional, com a presença do curitibano Juraci Moreira Júnior, maior aposta do estado em conquistar o título. Jura corre atrás de seu quarto título na competição. Mas não está totalmente recuperado da queda durante um treino, ocorrida no início de janeiro. ?Vou me superar pois não estou 100%. O que vai valer é a garra e o apoio da torcida, que, aposto, vai me ajudar a correr pelo título?, finalizou Juraci, que ontem se reuniu aos demais competidores no alojamento do Sesc, em Caiobá.

Além dos dois, figuram como favoritos Virgílio de Castilho, Armando Barcellos, Marcus Ornellas, Paulo Miashiro, Thiago Machado e Bruno Khouri e Rivaldo Martins (que corre na categoria especial).

No feminino, destaque para a brasileira Carla Moreno, que corre contra a canadense Carol Montgomery.

Carla é a favorita entre brasileiras

Campeã nos dois últimos anos e vindo de excelente vitória no Mundialito de Fast Triathlon no início da temporada, a ?santista? Carla Moreno é o grande destaque brasileiro feminino na prova de hoje. Já pensando nos dois principais objetivos de 2005 – a estréia no Ironman Brasil, em maio, e o pódio no mundial da modalidade, em setembro no Japão, a competidora espera garantir boas performances nas provas que disputar, para manter ritmo.

?Quero estar entre as primeiras em todas as competições. Vai ser um treinamento especial para que eu alcance minhas metas. É bem melhor estar me preparando competindo, do que treinar sozinha?, afirma.

Na prova de Caiobá, ela espera manter a tradição de sempre estar entre as melhores. ?Voltei das férias e só estou treinando há 25 dias, mas vou competir bem. Nos últimos sete anos sempre cheguei ao pódio e venci em 2003 e 2004. A idéia é chegar forte?, diz a triatleta, que desde junho passado mora em Santos e também tem o patrocínio da PowerBar, Nike e Pão de Açúcar.

Depois de Caiobá, ela tem uma maratona de provas, todas encaradas como preparação para o Ironman. No outro domingo (dia 27), compete em casa no Internacional de Santos; na sequência, no dia 6, estará no Intercontinental em Vila Velha; no dia 13 busca o título nacional de sprint, em Goiânia; e no dia 20 estará novamente no litoral paulista para a etapa inicial do Troféu Brasil.

Infanto-juvenis abrem a competição

Os triatletas infanto-juvenis deram a largada da 17.ª edição do Sesc Triathlon Caiobá na manhã de ontem. Os 28 atletas com idades entre 9 e 12 anos disputaram a prova em um percurso de 200m de natação, 5.000m de ciclismo e 1.500m de corrida, saindo da Praia Mansa de Caiobá e seguindo para as ruas próximas a Praça Central de Caiobá.

A primeira largada foi dada às 8h30 com a natação. Gustavo dos Santos, de Paranavaí, e a parnanguara Marina Teixeira Pereira, da categoria 11/12 anos, foram os primeiros a sair da água seguidos de Marcelo de Pádua, de Curitiba. Marina continuou a liderar a prova até o fim, e passou a disputar o primeiro lugar geral da prova com Renato Diniz de Moraes. Na reta de chegada Marina e Renato corriam lado a lado quando Marina no sprint final ultrapassou Renato, ficando com a primeira colocação geral da prova, além do 1.º lugar na categoria 11/12 anos. Renato chegou com um segundo de diferença e ficou com a primeira colocação da categoria masculina 11/12 anos. Marina e Renato disputaram a prova em 2004 e foram campeões em suas categorias. Na categoria 9/10 anos Heloísa Firmino, de Curitiba, e Gustavo Ehler foram os campeões.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo