A Sérvia aproveitou a força da torcida e estreou com vitória na fase final da Liga Mundial, que disputa em casa: nesta quarta-feira, bateu os Estados Unidos por 3 sets a 0, parciais de 25/2, 25/23 e 25/22, em 1 hora e 18 minutos de partida, e ficou perto da classificação para as semifinais do torneio.
O veterano oposto Ivan Miljkovic foi o principal destaque da equipe sérvia, com 17 pontos marcados, todos de ataque. Pelo time americano, os melhores foram David Lee, com 14 pontos, e Clayton Stanley, com 12 – este é um dos poucos titulares da equipe campeã da Liga Mundial e da Olimpíada de Pequim, no ano passado, que estão com a equipe nesta temporada.
Sem pontos no Grupo E, a equipe americana volta à quadra nesta quinta-feira, às 15h30 (de Brasília), para enfrentar a Rússia, que fará sua estreia na etapa final. Com 3 pontos, a Sérvia enfrenta os russos na sexta, e torce por um jogo de cinco sets nesta quinta para já garantir sua classificação, independentemente do resultado – nesse caso, o vencedor ganha apenas 2 pontos. Pelo Grupo F, o Brasil estreia nesta quinta contra Cuba, às 12h30 (de Brasília).