A Rússia será a adversária do Brasil nas semifinais da Liga Mundial, depois de ser derrotada pela Sérvia por 3 sets a 1 nesta sexta-feira, com parciais de 25/23, 25/23, 22/25 e 25/21, e terminar em segundo lugar no Grupo E da fase final da competição, que está sendo disputada em Belgrado. A seleção da casa vai enfrentar Cuba, que terminou em segundo na chave do Brasil.
Depois de vencerem os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, nos últimos dois dias, as duas seleções europeias fizeram uma partida bastante equilibrada, decidida apenas nos momentos finais de cada set. Com o apoio da torcida, os sérvios acabaram levando a melhor, numa partida de muitos erros – 30 cometidos pela seleção da Sérvia e 28 pela Rússia.
O experiente oposto Ivan Miljkovic foi, como de costume, o principal pontuador da Sérvia, com 17 pontos, seguido pelo novato Milos Nikic, com 14, e pelo também veterano Nikola Kovacevic, com 13. Pela Rússia, Maxim Mihaylov saiu com 19 pontos, e Yury Berezhko marcou 15 pontos.
Nos últimos confrontos entre as duas seleções, no ano passado, os europeus levaram a melhor, com duas vitórias por 3 sets a 1 sobre o Brasil: na decisão da medalha de bronze da Liga Mundial do ano passado, no Maracanãzinho, e na fase de classificação da Olimpíada de Pequim.