A Sérvia corre o risco de ficar sem o tenista Janko Tipsarevic na disputa da final da Copa Davis, que acontece de sexta-feira a domingo, contra a República Checa, em Belgrado. Número 36 do mundo, ele ainda se recupera de lesão no calcanhar e admitiu que é dúvida para os jogos diante dos checos.
Número 2 da Sérvia, Tipsarevic está afastado das quadras há cerca de um mês por causa da lesão. “Ainda estou em recuperação”, avisou o tenista de 29 anos, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, quando também disse que irá definir sua participação nesta quinta, quando acontece o sorteio dos jogos.
Se a Sérvia não puder contar com Tipsarevic, aumenta ainda mais a pressão sobre Novak Djokovic, número 2 do mundo e grande arma da equipe para chegar ao título. Ele vem embalado por uma sequência de 22 vitórias na temporada e, mesmo cansado, promete lutar para ser novamente campeão da Davis.
O eventual substituto de Tipsarevic nos jogos de simples seria Nenad Zimonjic, um veterano de 37 anos que é especialista nas duplas – ocupa apenas a 1.362 posição no ranking. Mas, mesmo com o possível desfalque, a Sérvia conta com a torcida para ser campeã da Davis, assim como já fez em 2010.
Do outro lado, a República Checa é a atual campeã do torneio e chega à final desta edição com força máxima. A equipe tem Tomas Berdych, número 7 do mundo, Lukas Rosol, número 47, Radek Stepanek, número 44, e Jan Hajek, número 104. E ainda lidera o histórico do confronto com a Sérvia por 6 a 5.