O português Sergio Paulinho venceu nesta quarta-feira a décima etapa da Volta da França, depois de ganhar uma disputa acirrada com o bielo-russo Vasil Kiryienka. A prova só foi definida em um sprint na última reta, antes da linha de chegada.

continua após a publicidade

Medalhista de prata na prova de estrada da Olimpíada de Atenas, em 2004, Paulinho realizou uma prova constante e sempre esteve entre os líderes desde o início, em etapa de 179 quilômetros realizada entre as cidades francesas de Chambéry e Gap. Apesar do bom resultado, o português está apenas em 54.º na classificação geral.

O luxemburguês Andy Schleck, mesmo chegando mais de 14 minutos atrás, manteve a liderança e ficou com a camisa amarela – dada ao ciclista com o melhor tempo no geral – pelo segundo dia consecutivo. O espanhol Alberto Contador, atual campeão, está na segunda posição com 49 segundos de desvantagem para o líder. O também espanhol Samuel Sanchez é o terceiro.

O português é apenas o quarto de seu país a conquistar uma vitória em uma etapa da Volta da França. Antes, seus compatriotas Joaquim Agostinho (quatro vezes entre 1969 e 1979), Paulo Ferreira (uma em 1984) e Acácio da Silva (três vezes, entre 1987 e 1989) haviam obtido o feito.

continua após a publicidade