São Paulo – O título do Aberto da Austrália rendeu bons frutos para Serena Williams. Além de confirmar a volta da boa fase, após mais de um ano enfrentando seguidas contusões, a tenista norte-americana conseguiu subir 67 posições no ranking mundial da WTA, divulgado ontem.

continua após a publicidade

Agora em 14.º lugar, com 1.269 pontos, a irmã mais nova da família Williams está perto de retornar ao seleto grupo das 10 melhores do mundo.

Além de Serena, outra que está rindo à toa é a russa Maria Sharapova. Mesmo derrotada na decisão, a musa do tênis conseguiu retomar o posto de número 1 do mundo. Com 3.918 pontos, Sharapova está mais de 600 pontos à frente da belga Justine Henin, que não disputou o Grand Slam australiano porque se divorciou do marido. ?O ranking não mente. Tive também um ótimo fim de ano em 2006. Estou muito feliz por ser a número 1 e espero conseguir manter esse posto por muitas semanas?, contou.

Sharapova já está em Tóquio, onde disputará nesta semana o Torneio PanPacific. Depois de ter sido campeã em 2005, a russa foi eliminada pela suíça Martina Hingis nas semifinais da edição passada. ?Martina me tirou no ano passado. Tomara que eu possa vingar essa derrota na final?, disse a líder do ranking.

continua após a publicidade

Na briga por melhores posições entre as 10 melhores, Hingis foi uma das que se deram bem. Por ter chegado às quartas-de-final no Aberto da Austrália, a suíça subiu para a sexta posição. A belga Kim Clijsters, que disputa sua última temporada na carreira, ganhou uma colocação e está em quarto, enquanto a checa Nicole Vaidisova pulou da 12.ª para a nona posição por ter chegado até as semifinais. A melhor brasileira é Jenifer Widjaja, número 208 da lista.

Masculino

Derrotado de forma incontestável por Roger Federer na decisão do Aberto da Austrália, o chileno Fernando González saiu de Melbourne com um bom motivo para comemorar. Por sua ótima campanha no Grand Slam australiano, González subiu quatro posições no ranking de entradas da ATP e agora é o quinto melhor tenista do mundo, com 2.710 pontos.

continua após a publicidade

Com uma diferença pequena de pontos, González tentará nesta semana atingir o terceiro lugar, ocupado pelo russo Nikolay Davydenko, com 2.825 pontos. O clima para isso é perfeito para o tenista, já que ele disputará um torneio em sua própria casa – o ATP de Viña del Mar, no Chile.

A liderança segue com o quase imbatível Federer, que atingiu a 157.ª semana consecutiva como o número 1 do mundo – assumiu o posto em fevereiro de 2004 e logo quebrará o recorde do norte-americano Jimmy Connors (160). Assim como no ranking de entradas, o suíço está em primeiro na Corrida dos Campeões, que soma os pontos da atual temporada.

Entre os brasileiros, o melhor continua sendo Thiago Alves, que ganhou três posições e está em 122.º lugar, com 359 pontos, seguido pelo paulista Ricardo Mello, em 131.º lugar. Gustavo Kuerten perdeu três colocações e está atualmente na 1.082.ª colocação.