Os portões do estádio do Maracanã foram abertos por volta das 13h desta sexta-feira, dia 13, para a Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, que começa às 17hs. O primeiro da fila na entrada em frente à estátua do Bellini foi Osmar Pires da Silva, de 70 anos, assistente técnico de informática.
?Cheguei cedo porque adoro fotografar?, afirmou Osmar, mostrando a sua câmera profissional. ?Já estou no clima do RIO 2007. Estive na abertura do Engenhão. Não quero perder um lance?, afirmou. Ele chegou no Maracanã às 11h.
Osmar também comprou ingressos para assistir aos jogos deste domingo no Estádio João Havelange: Brasil x Honduras, às 13h30, e Argentina x Haiti, que começa às 18h15.
?Vou assistir também à final do futebol masculino e do vôlei feminino?, disse, com um sorriso no rosto. A segunda pessoa a entrar no estádio foi a artesã Ana Correia dos Santos, de 51 anos. Vascaína, ela não está acostumada a ir ao estádio.
?Cheguei cedo por causa do detector de metal. Fiquei com medo de perder o início da festa. Mas está sendo tudo perfeito. Acho que temos que priorizar a segurança mesmo?, afirmou.