Curitiba vive hoje um dia decisivo na preparação para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Representantes do governo do Estado, da prefeitura e do Atlético participam de reunião com o comitê organizador do mundial, no Rio de Janeiro.
O projeto de reforma e conclusão da Arena da Baixada é o principal tema do encontro. Na reunião, os representantes curitibanos irão conhecer a avaliação da Fifa sobre os planos apresentados pela cidade, no caderno de encargos e durante a visita dos inspetores da entidade, em fevereiro.
Curitiba será representada pelo presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Alcidino Pereira, pela supervisora de informações do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Suzana Andrade, e pelo arquiteto responsável pelo projeto da Arena, Carlos Aros.
Eles serão os responsáveis por apresentar detalhes do projeto ao Comitê Organizador da Copa. A bancada é formada por Joana Havelange, gerente-geral do Comitê; Mário Rosa, assessor de relações institucionais, e Carlos de La Corte, consultor de engenharia de estádios. Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do governo federal também participam.
O projeto de conclusão da Arena será o ponto principal. Carlos Aros apresentará os planos para deixar o estádio pronto até o final de 2012, prazo fixado pela Fifa. Depois, os membros do poder público falarão sobre as obras de infra-estrutura – trânsito e mobilidade no entorno da Arena.
A presença de técnicos do BNDES indica que a reunião trará novidades sobre recursos para a conclusão do estádio. “As arenas serão de responsabilidade de investidores privados e o setor público se dedicará às obras de infraestrutura urbana”, diz o vice-governador Orlando Pessuti. Ele destaca, porém, que os governos estaduais poderão funcionar como garantidores ou fiadores, para que empresas privadas se habilitem em financiamentos, por exemplo, junto ao BNDES.
As reuniões de hoje fecham o ciclo que começou na 2.ª feira. Hoje serão avaliados ainda os projetos de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.