A briga pelo título da Fed Cup, a versão feminina da Copa Davis, promete muito equilíbrio entre as semifinalistas. Nem mesmo a atual bicampeã República Checa está tendo facilidade. Neste sábado, no primeiro dia de disputas, dois empates por 1 a 1. Em Lucerna, na Suíça, as donas da casa correram atrás da igualdade contra as checas. Em Trélazé, na França, a mesma coisa das mandantes contra a Holanda.
De forma arrasadora, a República Checa abriu o placar contra a Suíça com a fácil vitória de Barbora Strycova sobre Timea Bacsinszky por 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2. E tudo caminhava para o segundo triunfo, mas Viktorija Golubic se superou contra Karolina Pliskova e venceu de virada por 2 a 1 – com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4.
Na França, Kiki Bertens deu o primeiro ponto para a Holanda com a vitória sobre Caroline Garcia por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Na sequência, a recuperação das francesas veio com Kristina Mladenovic, que bateu Richel Hogenkamp também por 2 a 0, mas com parciais invertidas: 6/2 e 6/4.
Neste domingo acontecerá a definição das finalistas. Os confrontos serão invertidos e um quinto jogo, de duplas, está marcado para desempatar a série. A decisão será apenas no final do ano – nos dias 12 e 13 de novembro.