Semenya é recebida por multidão na África do Sul

Milhares de torcedores cantaram e dançaram no aeroporto internacional de Johannesburgo, nesta terça-feira, para receber a corredora Caster Semenya, que venceu a prova dos 800 metros no Mundial de Atletismo em Berlim, mas que está com o seu gênero sob suspeita, com cartazes como “nossa primeira-dama do esporte”.

Os fãs acreditam que Senemya seja vítima de preconceito da Federação Internacional das Associações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) e questionam o tratamento da entidade. Além dos torcedores compareceram ao aeroporto estudantes, políticos e associações em defesa da mulher.

Semenya chegou da Alemanha junto aos outros atletas sul-africanos que competiram em Berlim. Houve um pequeno tumulto durante o desembarque. Tímida, saudou o público, antes de ser recebida por irmãos, pais e Winnie Madikizela-Mandela, ex-mulher de Nelson Mandela.

“Nós estamos aqui para dizer ao mundo inteiro como estamos orgulhosos de nossa menina”, disse Winnie. “Eles podem escrever o que quiserem, nós estamos orgulhosos dela”. Dorcus, mãe de Semenya, também saiu em defesa da atleta. “Ela mexeu com os nossos corações. Nos sentimos poderosos por causa dela”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo