A sul-africana Caster Semenya fará o seu retorno oficial às competições de atletismo no próximo dia 24 de junho, na cidade espanhola de Zaragoza, anunciou nesta terça-feira a corredora, que não participa de provas desde quando foi campeã mundial dos 800 metros no ano passado.
A atleta, que na semana passada havia anunciado que voltaria às pistas nesta temporada, afirmou que aceitou o pedido feito pela ASA, entidade que controla o atletismo da África do Sul, para que esperasse os resultados dos testes de gênero a que foi submetida.
Os testes, realizados por médicos da Iaaf, entidade que dirige o atletismo mundial, serão divulgados apenas em junho. Eles foram feitos após o Mundial de Atletismo do ano passado, em Berlim, quando Semenya teve a sua sexualidade colocada em dúvida depois de ser acusada de levar vantagem sobre as adversárias por ser supostamente uma hermafrodita.
Semenya chegou a cogitar a sua participação em um evento de atletismo em Stellenbosch, na África do Sul, na semana passada, mas não foi autorizada pela Iaaf, entidade que dirige o atletismo mundial, a disputar da competição.
Embora tenha dito, na semana passada, que nada a impedia de voltar a participar de competições oficiais, a corredora explicou que refletiu sobre o assunto e decidiu esperar a Iaaf “terminar seu processo (médico)”. Após o término do processo, a entidade promete divulgar os resultados dos testes de gênero.