O maior obstáculo do Palmeiras na última década é o rival a ser batido às 11h deste domingo, no Pacaembu, para tentar virar líder do Campeonato Brasileiro. Além de enfrentar o Cruzeiro, será preciso superar o técnico Mano Menezes, dono de nove anos de invencibilidade contra o alviverde.

continua após a publicidade

O treinador eliminou a equipe alviverde na Copa do Brasil na última quarta-feira e se coloca de novo como candidato a algoz pelo Brasileiro, quando poderá aumentar para 15 jogos a sequência de invencibilidade que ostenta contra o adversário.

continua após a publicidade

O técnico de 56 anos perdeu pela última vez para o Palmeiras em 2009, durante a primeira passagem pelo Corinthians. Em Presidente Prudente, pelo Campeonato Brasileiro, o time alviverde ganhou por 3 a 0 com gols de Obina. Depois disso foram 14 encontros, com cinco vitórias de Mano, nove empates e tropeços doloridos impostos ao clube alviverde.

continua após a publicidade

O encontro de hoje tem um peso importante, pois o Palmeiras pode virar líder do Brasileiro pela primeira vez caso ganhe do Cruzeiro e o São Paulo não derrote o Botafogo, no Rio de Janeiro. O tom decisivo da partida, somado à possibilidade de Mano frustrar o Palmeiras, são componentes que nos últimos anos também se fizeram presentes.

Nas duas últimas edições da Copa do Brasil, o Cruzeiro liderado por Mano eliminou o Palmeiras: em 2017 nas quartas de final e este ano na semifinal realizada na última quarta-feira. Também no ano passado a equipe mineira impôs ao time alviverde um tropeço crucial pelo Campeonato Brasileiro.

O empate por 2 a 2 no Allianz Parque, a sete rodadas do fim, impediu a equipe da casa de ficar a três pontos do líder, o Corinthians, com um confronto direto pela frente no jogo seguinte, quando teria a chance de se aproximar.

“Foi a segunda vez seguida que eliminamos o Palmeiras (na Copa do Brasil), e do outro lado tem muita qualidade. O Palmeiras vive um momento extraordinário de reação desde que o Felipão chegou. Isso valoriza muito o que a gente tem aqui”, afirmou o treinador. Desde 2009 ele derrotou o Palmeiras duas vezes quando esteve no comando do Corinthians e outras três pelo Cruzeiro.

Palmeiras e Mano podem ter mais dois encontros nesta temporada pela Copa Libertadores. Se ambos passarem pelas quartas de final, vão se encontrar para decidirem vaga na decisão do torneio. O time de Felipão ganhou por 2 a 0 o jogo de ida sobre o Colo-Colo, no Chile, mesmo placar pelo qual o Cruzeiro foi derrotado em Buenos Aires pelo Boca Juniors.

A relação entre Palmeiras e Mano por pouco não colocou os dois do mesmo lado. Em algumas ocasiões nos últimos anos a diretoria do time alviverde chegou a sondar o treinador para assumir o comando da equipe. A sondagem mais recente foi em outubro do ano passado, para ser o substituto de Cuca, que estava deixando o clube.

RESERVAS – Palmeiras e Cruzeiro vão utilizar a formação reserva no Pacaembu. Como têm compromisso no meio de semana pelas quartas de final da Libertadores, os dois times vão escalar jogadores que não atuaram na partida entre as equipes, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.

A expectativa no Cruzeiro é ainda maior pela presença de Fred. O atacante de 34 anos ficará no banco e deve entrar no segundo tempo. Recuperado de cirurgia no joelho esquerdo e de seis meses de tratamento, ele voltou a treinar há duas semanas e pode ganhar chance para recuperar o ritmo de jogo.

O Palmeiras vai escalar formação parecida à usada no domingo passado, contra o Sport, no Recife. O time defende 11 rodadas de invencibilidade no Campeonato Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gómez e Victor Luís; Thiago Santos, Jean e Lucas Lima; Hyoran, Guerra e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari.