Com a ausência de seis titulares, poupados para o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o Santos viu escapar, nos minutos finais, a vitória que lhe deixaria mais próximo do grupo dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro. Com gol sofrido aos 45 do segundo tempo, a equipe paulista empatou por 1 a 1 com a Chapecoense, neste sábado, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 31.ª rodada.
Com o resultado, o Santos foi a 46 pontos e continua em 8.º lugar. A Chapecoense tem 36 pontos e segue em 15.º, na luta contra o rebaixamento. A equipe paulista recebe o Internacional no próximo domingo, mesmo dia em que o time catarinense vai ao Rio para enfrentar o Flamengo.
Os santistas começaram a partida tomando a iniciativa. Logo aos 12 minutos, a equipe paulista assustou em escanteio cobrado por Cicinho. Na área, Leandro Damião tentou dominar, mas a bola escapou. Gabriel aproveitou a sobra e chutou forte, para grande defesa de Danilo, que espalmou para fora. Em novo escanteio, o zagueiro Bruno Uvini subiu mais que a defesa do time visitante e abriu o placar, em cabeçada forte para o chão, sem chances para Danilo.
Insistindo em jogadas aéreas, a Chapecoense quase empatou aos 45 minutos. Tiago Luís disparou bem pela esquerda, passou por Cicinho e cruzou na área. O atacante Leandro cabeceou e a bola passou raspando pela trave esquerda do goleiro Vladimir.
Com a vantagem no placar, o Santos recuou e passou a jogar na retranca. Com o jogo concentrado no campo de defesa do time paulista, a Chapecoense trocava passes para tentar furar a marcação, mas sem sucesso. Pela esquerda, Camilo e Tiago Luís eram os jogadores mais acionados, porém, com pouco espaço, nenhuma jogada da equipe catarinense levou perigo aos santistas durante todo o restante do primeiro tempo.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, a Chapecoense conseguiu assustar. Tiago Luís, novamente pela esquerda, cortou para o meio e chutou forte. A bola passou perto da meta de Vladimir.
O Santos, que voltou do intervalo menos recuado, passou a ensaiar algumas ofensivas. Aos 12 minutos, Mena recebeu sozinha pela esquerda e cruzou para a área. Serginho chutou de primeira e Danilo fez ótima defesa. No rebote, Leandro Damião tentou marcar, mas o goleiro salvou mais uma vez.
Aos 20 minutos, a Chapecoense desperdiçou nova oportunidade. Leandro recebeu belo lançamento dentro da área e chutou de primeira com o pé esquerdo. A bola passou perto da trave esquerda de Vladimir.
Com o jogo mais morno, o Santos armou nova retranca para explorar os espaços deixados pelo time visitante. Aos 28 minutos, com a defesa da Chapecoense desarmada, Serginho puxou contra-ataque rápido pelo meio e tocou para Rildo, que, na entrada da área, rolou para Gabriel finalizar de primeira. Danilo saiu bem do gol e operou novo milagre.
Após pressão exercida nos minutos finais, a Chapecoense chegou ao empate. Aos 45 minutos, Fabinho Alves, o melhor jogador do time catarinense no segundo tempo, fez cruzamento rasteiro pela direita. Leandro se antecipou à marcação e tocou para o fundo das redes. O árbitro gaúcho Anderson Daronco encerrou a partida aos 50.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 1 x 1 SANTOS
CHAPECOENSE – Danilo; Fabiano, Douglas Grolli, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva (Nenén), Abuda (Fabinho Alves), Diones e Camilo (Bruno Rangel); Tiago Luis e Leandro. Técnico: Jorginho.
SANTOS – Vladimir; Cicinho, Bruno Uvini David Braz e Mena; Souza, Renato e Serginho (Thiago Maia); Gabriel (Jorge Eduardo), Rildo e Leandro Damião (Stéfano Yuri). Técnico: Enderson Moreira.
GOLS – Bruno Uvini, aos 13 do primeiro tempo; Leandro, aos 45 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Abuda (Chapecoense); Cicinho, Bruno Uvini, David Braz e Souza (Santos).
ÁRBITRO – Anderson Daronco (RS).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Arena Condá, em Chapecó (SC).