Porto (AE) – Apesar de uma pequena dificuldade no segundo set, a seleção brasileira masculina de vôlei confirmou o favoritismo e derrotou Portugal, ontem, por 3 sets a 0 (25/16, 26/24 e 25/22), na cidade do Porto, pela Liga Mundial. Foi a primeira das duas partidas contra os portugueses, na segunda semana de competições, pelo Grupo A, e a terceira vitória consecutiva do Brasil – as duas primeiras, contra a Argentina – que soma seis pontos. Portugal volta a receber a seleção brasileira hoje, às 14h (de Brasília), no Ginásio Rosa Mota.
A fase de classificação da Liga segue até o dia 4 de agosto, mas o time do técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, não depende de resultados. Como País anfitrião, o Brasil tem vaga assegurada na etapa final, de 13 a 18 de agosto, em Recife e Belo Horizonte. A Liga também é fundamental para o time de Bernardinho como preparação para o Mundial da Argentina, que será realizado de 28 de setembro a 13 de outubro.
Embora o técnico Bernardinho tivesse alertado seus atletas sobre Portugal, dizendo que é uma seleção que “sabe jogar e erra pouco”, o Brasil, com Gustavo, André Heller, Giba, Dante, Ricardinho e André Nascimento, simplesmente massacrou o rival no primeiro set o que, no entanto, não se repetiu na segunda parcial.
Apesar de ter dois set points a favor, o Brasil deixou Portugal empatar por 24 a 24, com um erro de Giba que, depois, acabou se redimindo ao fechar o set com um bloqueio, por 26 a 24. No terceiro set, o Brasil demorou um pouco para se reencontrar em quadra, mas fechou a parcial por 25 a 22.
Após os jogos contra Portugal, de volta ao País, a seleção se reencontra na quarta-feira, em Goiânia, para mais duas partidas, contra a Polônia, na sexta-feira e sábado.