Um dia após a Liga Nacional de Basquete (LNB) festejar o primeiro torneio organizado pelos clubes, a equipe de Limeira anunciou o fim de suas atividades. Atual campeão paulista e quinto colocado no Novo Basquete Brasil (NBB), o time do interior de São Paulo foi atingido pela crise financeira e ficou sem o patrocínio da concessionária de motos Winner.

continua após a publicidade

“Esse é um dos dias mais tristes da minha vida”, disse o técnico Luís Augusto Zanon, que trabalhou em Limeira durante os oito anos de existência da equipe, sendo os dois primeiros como jogador. “Desde a eliminação no NBB fomos informados de que o time não teria como se manter se não chegasse um parceiro forte. Infelizmente, nada de concreto surgiu”.

A Prefeitura de Limeira, porém, estaria interessada em ajudar o time masculino de basquete a sobreviver, assim como a administração de Osasco fez na permanência da equipe de vôlei feminino da cidade.

Além das conquistas em quadra, Limeira teve grande atuação política em momentos conturbados do basquete. Participou das duas primeiras ligas independentes do País – foi campeão da Nossa Liga de 2005/2006, organizada por Oscar Schmidt, e vice da Supercopa, em 2008. Enquanto isso, Cássio Roque, gestor da equipe, é o vice-presidente da LNB.

continua após a publicidade

Zanon agora está sem clube, assim como o armador Nezinho e o ala Guilherme Teichmann. Outros atletas de Limeira, porém, já acertaram a ida para outros times: o pivô Fiorotto e o ala Betinho, que estão na seleção brasileira, acertaram com o Paulistano, enquanto o ala norte-americano Shamell jogará no Pinheiros.