O torcedor que conta os dias para a reabertura do Maracanã pode marcar no calendário. O estádio vai ter seu primeiro jogo depois da reforma ainda na segunda quinzena de abril. Ao contrário de relatos que apontavam novo atraso nas obras, a Secretaria de Obras do Estado do Rio e a Emop (Empresa estadual de obras públicas) reafirmaram nesta quinta-feira que o estádio e a região intramuros estarão prontos em 15 de abril, como divulgado pela Fifa em novembro.
Serão dois jogos de teste – um em abril e outro em maio – antes da entrega do Maracanã para a gestão da Fifa, prevista para acontecer no dia 24 de maio, já para a realização da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho.
Esses dois jogos vão apontar possíveis falhas no estádio, a tempo de que os ajustes necessários sejam efetuados antes da Copa das Confederações, cujo primeiro jogo no Maracanã acontecerá no dia 16 de junho, entre México e Itália.
A data de 24 de maio sempre esteve prevista em contrato e trata-se do período de 20 dias em que a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) assumem o controle do estádio para a implementação de medidas operacionais para a Copa das Confederações.
“No mês de abril estarão finalizadas as obras internas, incluindo arquibancadas (cadeiras), cobertura, gramado, vestiários, bares, pisos, banheiros, camarotes, além das obras intramuros, de iluminação e pavimentação, gradis e bilheterias. A obra completa possibilitará o primeiro evento-teste, também em abril, e um segundo, no mês de maio”, explica a nota da Emop.
No entanto, desde 2011 os responsáveis pela obra de adequação do Maracanã para a Copa de 2014 estipulavam que no dia 28 de fevereiro o estádio estaria pronto para ser inaugurado. Tal previsão foi mantida até agosto do ano passado, quando ainda se prometia que a nova cobertura seria completamente erguida até novembro. Mas a lona que vai cobrir a quase totalidade dos assentos ainda não foi içada.
O cronograma previa o começo do trabalho de colocação da estrutura necessária para a instalação da cobertura para outubro, o que só foi feito no fim do ano passado. A assessoria de comunicação da Emop informou agora que a nova cobertura será erguida entre os dias 15 e 18 de janeiro, no que é chamado pelos engenheiros de “big lift”, e que a imprensa será convocada para acompanhar o complexo procedimento.
A Emop também garantiu que em 28 de fevereiro o Maracanã – o estádio em si, sem contar sua área externa – estará muito próximo de 100% de conclusão.
Em nota, a Fifa também se manifestou sobre as obras no Maracanã: “O prazo – fim de maio de 2013 – é relativo à entrega do estádio à Fifa e ao COL. Esta data não foi modificada e é padrão para as seis sedes da Copa das Confederações, conforme contrato assinado em 2007. No dia 8 de novembro (…), o prazo de conclusão das obras foi estendido de dezembro de 2012 para 15 de abril de 2013. (…) Desde então, esse prazo permanece o mesmo”.
Além das obras intramuros, o complexo do Maracanã vai sofrer outras intervenções. O Parque Aquático Julio de Lamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros serão demolidos para a construção de estacionamentos, lojas, restaurantes e salas comerciais. Obras que serão de responsabilidade do consórcio que vencer o processo de concessão do Maracanã. A versão final do edital será lançada no fim do mês, e as empresas interessadas terão 45 dias para submeter suas propostas. Tais reformas não estão previstas para a Copa das Confederações e precisam ser finalizadas antes da Copa do Mundo, em junho de 2014.