Foto: Fábio Alexandre |
O lateral-direito André Luiz diz que a vitória hoje à tarde é fundamental para garantir a classificação à próxima fase. |
A Portuguesa será o trampolim para o Paraná dar um salto rumo à segunda fase do Paranaense 2008. Esta é a promessa dos jogadores do Tricolor, que querem atropelar a Lusinha a partir das 15h30 de hoje, em Cambé. Fora da zona de classificação, o time precisa dos três pontos para voltar ao grupo dos oito primeiros.
O Paraná partiu ontem rumo ao norte do Estado em busca da segunda vitória consecutiva, marca que ainda não conseguiu neste Estadual. A partida de hoje, contra o lanterna da competição, é vista como o momento ideal para emplacar a primeira boa seqüência do ano e deixar para trás a fase de altos e baixos na competição.
Após vencer o clássico contra o Coritiba e arrancar um dramático empate contra o Trem-AP, na Copa do Brasil, os jogadores do Tricolor estão embalados e confiantes em um bom resultado. ?A vitória no clássico deu moral à equipe. Já deveríamos estar entre os oito, mas não estamos e precisamos do resultado positivo?, diz o volante Goiano.
O discurso de respeito ao adversário não foi deixado de lado pelo time da Vila. Mas todos garantem que a equipe não deixará escapar a vitória em Cambé. ?Não menosprezamos a Portuguesa, mas vamos em busca do nosso objetivo. Vamos procurar fazer um gol logo no início, para nos dar tranqüilidade para confirmar a vitória ao longo do jogo?, avisa Goiano.
Destaque no clássico e no jogo no Amapá, o volante terá mais uma chance como titular esta tarde. Ele formará o meio-campo ao lado de Jumar, Léo e Everton, que volta ao time após cumprir suspensão contra o Trem. Outra mudança será o retorno de Daniel Cruz à lateral esquerda.
O restante do time será o mesmo da estréia na Copa do Brasil. Formação que agradou os próprios jogadores. ?A marcação ficou muito boa. Está bem encaixada. Nos últimos dois jogos não tomamos nenhum gol. Isso dá uma segurança maior e a tendência é melhorar ainda mais?, aposta o goleiro Fabiano Heves.
Com a equipe ganhando cada vez mais entrosamento e consistência, o grupo tricolor acredita que chegou a hora de uma arrancada rumo à segunda fase. ?Não estamos no G8 e esse jogo é de suma importância. Depois, contra o J. Malucelli, também precisamos da vitória. Esses seis pontos serão fundamentais para a nossa classificação?, conclui o lateral-direito André Luiz.
Lusinha desesperada
Cristian Toledo
Do lado da Portuguesa, que briga desesperadamente contra o rebaixamento, já que é a lanterna da competição, com apenas quatro pontos, o técnico Knário não poderá contar com o zagueiro Charles, suspenso com três cartões amarelos. O recém-contratado Réferson pode ser a novidade. O lateral-direito Caniggia, recuperado de uma contusão, deve voltar ao time.
A equipe vive um momento delicadíssimo e não conseguiu embalar no Campeonato Paranaense tanto que trocou o folclórico treinador Israel de Jesus (que chegou a ser chamado de ?canalha? pelo atacante Carreta) por Knário, que teve bom trabalho no clube em 2007.
Para escapar da degola, a Portuguesa precisa de vitórias, a começar pelo Paraná coincidência ou não, a Lusinha jogou contra Atlético e Coritiba (perdeu os dois jogos) em casa, assim como o Tricolor. Nas últimas cinco rodadas, enfrenta Rio Branco, Toledo e Londrina no José Garbelini, e Iguaçu e Cianorte fora de seus domínios.
PARANAENSE 2008
1.ª fase – 10.ª rodada
PORTUGUESA x PARANÁ
Portuguesa – Braz; Refferson, Tião e Fonseca; Leandro Caniggia, Ademir, Daniel Pantera, Aléssio e Igor; João Marcos e Ferrari.
Técnico: Walbert Martins (Knário).
Paraná – Fabiano Heves; André Luís, João Paulo, Luís Henrique e Daniel Cruz; Goiano, Jumar, Léo e Everton; Giuliano e Jefferson. Técnico: Paulo Bonamigo.
Árbitro: Sandro Schmidt
Assistentes: Igor Adriano de Carvalho e Emerson da Silva
Local: José Garbelini, em Cambé
Horário: 15h30