A CBF e a Nike preparam uma festa nesta terça-feira, no Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, para mostrar o novo uniforme da seleção brasileira. Mas o evento acabou sendo cancelado, diante da ausência do técnico Mano Menezes, e houve apenas uma apresentação formal das peças.
Mano Menezes participaria do evento desta terça-feira em Niterói, mas um atraso no seu voo no Peru, onde ele acompanhava a seleção brasileira Sub-20 na disputa do Sul-Americano, impediu que chegasse a tempo de prestigiar o lançamento do novo uniforme. Assim, a festa foi cancelada.
Mas, mesmo sem festa e sem a presença de Mano Menezes, o novo uniforme foi exposto para a imprensa, confirmando o design que já tinha vazado na internet há alguns dias. E são várias as mudanças em relação ao que vinha sendo utilizado pela seleção nos últimos tempos.
A principal novidade é uma faixa verde na altura do peito da camisa amarela – no caso do uniforme número 2, de cor predominantemente azul, a faixa é amarela. Segundo a Nike, a inspiração são os guerreiros do passado que pintavam faixas no corpo antes das batalhas.
Outra novidade é o desenho de um canário na parte interna da camisa, atrás do escudo da CBF, em homenagem ao apelido do passado: seleção canarinho. Para completar, a gola é careca, toda amarela, e leva a mensagem “Nascido Para Jogar Futebol” na parte interna.
Ecologicamente correto, o novo uniforme da seleção brasileira é fabricado com tecido reciclado, tendo como matéria-prima garrafas PET. E, para aliviar o calor dos jogadores, há cerca de 200 furos minúsculos nas laterais, nas mangas e na parte interna da gola para aumentar o fluxo do ar.
Independente da ausência de festa de lançamento, o novo uniforme da seleção brasileira já começa a ser vendido nas lojas de todo o País e fará sua estreia oficial no dia 9 de fevereiro, quando o Brasil disputa amistoso contra a França, no Stade de France, em Saint-Denis, no arredores de Paris.