Depois de dois bons clássicos nas oitavas de final, a Copa do Brasil não terá duelo entre arquirrivais na fase de quartas de final. Sorteio realizado nesta segunda-feira pela CBF deixou eventuais confrontos entre times locais para a semifinal, conforme ficou definida a chave, no evento realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

Os confrontos serão São Paulo x Vasco, Figueirense x Santos, Palmeiras x Internacional e Grêmio x Fluminense. A definição dos mandos de campo será feita em novo sorteio, a partir das 14 horas desta segunda.

Apesar da ausência de clássicos regionais na próxima fase, eles poderão acontecer nas semifinais. Isso porque o chaveamento colocou os jogos de São Paulo e Santos e Inter e Grêmio do mesmo lado. Na final, existe a chance de haver um clássico carioca – entre Vasco e Fluminense, e um paulista. Nesse caso, um dos adversários necessariamente seria o Palmeiras.

Essa foi a primeira vez que os confrontos de quartas de final da Copa do Brasil foram definidos por sorteio. Nas edições de 2013 e 2014, apenas as oitavas eram definidas dessa forma. E, antes disso, todos os possíveis confrontos eram sabidos já no início da competição.

continua após a publicidade

Outra mudança prevista na edição deste ano está na final. Assim como acontece na Copa Libertadores, não há mais gol qualificado para definir o vencedor após uma eventual igualdade no saldo. Mas, diferentemente da competição continental, nesse caso o campeão seria conhecido diretamente na cobrança de pênaltis.

continua após a publicidade

Confira os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil:

São Paulo x Vasco

Figueirense x Santos

Palmeiras x Internacional

Grêmio x Fluminense